Hello, negadinha! Estamos estreando mais uma sessão inútil deste blog xexelento! Mas oque diabos é o "Baixou um Liefeld em mim"? Aqui vamos aventurar nossos sensíveis olhinhos na arte de alguns artistas consagrados que, com o passar dos anos, despirocaram de vez e parecem ter adquirido duas mãos esquerdas (ou duas mão direitas, em casos de canhotos)!
Como minha memória é uma baita de uma merda, essa budega pode aparecer a qualquer momento aqui no blog (novidade...)! Então, sem mais delongas, deliciemo-nos com arte da "boa"!
1-Chris Bachalo:
Este nobre rapaz começo a tempo bagarai nos quadrinhos, porém só conheci sua arte em meados de 97/98 na revista X-Men, nos áureos tempos da editora Abril!
E gostei! Afinal, gosto de artistas "diferentes" como Humberto Ramos e Joe Madureira, por exemplo (se bem que peguei certo enjoo com o Joe...), ou seja, não sou tão xiita em se tratando de estilo! Depois consegui a mini serie "Morte: O Grande Momento da Vida" onde fiquei extasiado com sua arte estilizada, limpa e muito simpática!
O tempo passou e não vi mais coisas desenhadas por ele, até por que tinha me afastado um pouco dos comics graças a "fantástica" série premium da Abril, e me debandei para os mangás! Até que, em 200ealgumacoisa, voltei a ler comics, já pelas mãos da Panini , e reecontrei Bachalo nas páginas da linha Ultimate, num crossover entre os Supremos e os X-Men!
Gostei bastante mas percebi que sua arte já não estava mais tão limpinha, porém ainda caprichada! Depois vi seus desenhos nos X-Men do universo 616 ( o universo tradicional da Marvel) e o negócio já tava ficando russo...
Eu sinceramente não sei que merda deu na cabeça do Chris Bachalo...mas o homem despirocou de vez! Dá até a impressão que ele confunde detalhismo com poluição visual! Sim, por que hoje em dia ele joga tanta coisa na página que você tem que acostumar a vista por pelo menos 5 minutos pra entender que merda está se passando!
À uns dois meses ou mais, saiu um crossover entre os X-Mens e o Homem-Aranha onde eles enfrentavam uma horda de Lagartos! Resolvi dar uma chance. Resultado: não terminei de ler a história até hoje tamanha a agonia pra entender as páginas!
Agora a revista Wolverine está na faze em que Logan comanda um time de X-Men e Ciclope outro! Chris Bachalo desenha as edições do Wolverine! Eu estou brigando comigo mesmo pra não comprar por que sei que não é mais o desenho que aprendi a gostar! E lá fora ele está desenhado os X-Men no "Marvel Now" (o reboot que não é reboot da Marvel...) e já demonstra seu nível de deterioração mental criando o visor mais inviável que o Ciclope já ousou usar:
Então, seu Chris Bachalo, que eu sei que lê este blog altamente conceituado...ajeita a bagaça aí, meu bom! O se tornou mais um caso de artista que involuiu! Não faça assim consigo mesmo! Volte a ser aquele artista de várzea, moleque , arte dos tempos da Morte!Chega de colocar pedrinhas voando até me cenas de conversa! Porra! E é por essas e outra que Chris Bachalo recebe o selo Liefeld de Qualidade!
Menção Desonrosa:
E na sessão Menção Desonrosa, um artista tão bom, mas tão bom...que ninguém fala dele! Senhoras e senhores...Tom Lyle!
Oque John Romita Jr. faz com formas cubicas pra criar seu personagens, Tom fazia com circulos e ovais! A diferença é que o Romitinha sabia oque estava fazendo...
Tom Lyle parecia um mix de Liefeld e Jim Lee com 7 graus de miopia em cada olho! Com sua total falta de talento ele conseguiu produzir algumas das mais mal desenhadas histórias do Homem-Aranha e do Justiceiro!
E é por essas e outra que Tom Lyle é gente que faz..mal feito!
Ps: Curiosamente a primeira revista em quadrinhos de super herói que li foi uma Homem-Aranha desenhada por ele em 94 (ontem...)! E eu, com apenas 9 anos, já achava o traço esquisito naquela época...
E no próximo episódio: Oque diabos David Finch anda cheirando? Não perca!