Olá,jovos e jovas de meu Brasil varonil e adjacências internacionais! Estava eu tomado por um tédio medonho e procurando algo bacana pra assistir!Algo inédito para meus ávidos e cansados olhinhos! E eis que, quase sem querer, descubro duas produções animadas da década de 80 que me chamaram a atenção por sua temática adulta: Rock and Rule (uma animação Canadense no melhor estilo Disney só que com sexo, drogas e rock'n roll) e Fire and Ice, uma animação toda produzida por rotoscopia (tecnica onde se desenha "por cima" de uma image filmada) e com a mão de ninguém mais ninguém menos que o senhor Alfredo Alcala que, pra quem não conhece, é "só" um dos desenhistas clássicos do Conan-O Bárbaro de corte tigelinha!
O Conan do Alcala é phoda! |
O longa é dirigido por Ralph Bakshi, conhecido por produzir a versão animada de O Senhor dos Anéis nos anos 70, também todo em rotoscopia , técnica que se tornou marca registrada em suas produções. A sinopse é, basicamente, essa aqui (sim, é ctrl+c ctrl+v que se eu for resumir me empolgo e fica do tamanho de dois livros de Guerra dos Tronos):
"O mundo está em guerra. Lord Nekron, o poderoso senhor do Reino do Gelo, quer transformar o planeta numa enorme geleira. Mas sua tarefa não será fácil. Depois de raptar a bela Teegra, filha do Rei Jarot, líder do Refúgio do Sol, Nekron terá que eliminar dois valentes guerreiros: Larn e o Lobo Negro, que valem por um exército".
Bem, mas vamos a analise dessa budega:
Com uma animação fluida, graças a rotoscopia, o filme é fodásticamente bem animado! Mas, peraí...rotoscopia não é beeem animação! Pelo menos não no nível que Bakshi a utilizava! Negocéoseguinte: enquanto outros estudios usavam a rotoscopia para servir de referencia para os animadores e as vezes, só as vezes, uma ou outra cena totalmnte rotoscopiada ser totalmente utilizada no filme, Bakshi fazia o filme TODO cobrindo as cenas filmadas. Isso fazia uma economia medonha em tratando-se de contratar animadores, já que era só cobrir frame por frame. Porém, em alguns momentos, essa técnica cria cenas com falhas de continuidade medonhas. Como em uma cena em que Larn foge de uma matilha que está em seus calcanhares, porém, quando o plano abre, a matilha não aparece atrás dele!
"Aaaaaah lelek lek lek lek lek..." |
A mesma coisa acontece perto do fim do filme, quando Larn desce uma montanha de gelo correndo e a noção de profundidade é perdida quando ele dá uma "escorregada maior" e passa de um vulto distante na tela pra um um nariz pregado na câmera, pulando uns 200 metros em 3 segundos!
Mas a parte bacana está mesmo é no roteiro! Com a profundidade de um pires e reviravoltas dignas de novelas da Televisa, Fire and Ice tem espetaculares momentos "no sense" de deixar Janete Clair orgulhosa! Deixe-me destacar alguns dos melhores momentos desta peça literária:
Ao se encontrarem pela primeira vez numa floresta, Teegra (que fugia dos homens de Nekron) e Larn (que caçava Nekron em busca de vingança pelo seu reino) tem um pequeno desentendimento, já que Teegra queria roubar comida de Larn enquanto esse fingia que dormia para apanhar o tal ladrão. Eles se desentendem e, segundos depois, decidem que estão apaixoandos e não podem viver uma sem o outro! Sério! Isso em menos de 3 minutos, sem passagens de tempo em fade out nem nada!Quase um miojo!
Desiste,Kazar! Com esta Xana você não consegue nada não! Ela é uma mulher de principios e... |
Droga... |
-Sinto o cheiro de um cadáver em decomposição não muito longe daqui e... -Éééé...Lobo...fui eu! Desculpe... -... |
Já o vilão, esse é uma coisa a parte! Nekron tem o nome ameaçador como um leão faminto e o jeitão abaitolado de uma gazela no cio!
-C'est moi! |
-HAHAHA...Meu "abor", eu já nasci de cesária pra passar longe! |
-QUE DELICIA DE ESPADA,CARA!!! |
EU PRECISO DESSE BONECO!!! |
Bem, então é isso galerinha, se não tiverem nada pra assistir e estiverem procurando algo divertido e de fácil digestão, Fire and Ice é a pedida! Se não me engano, o filme foi lançado por aqui pela Europa Filmes com o título de Fogo e Gelo (olha só...), e pode ser encontrado nas americanas mais próximas de você!
Sabe...assistindo de novo só me vem uma coisa a cabeça: Fico feliz que tenham inventado calças...
Nenhum comentário:
Postar um comentário