"E o filme tem mesmo tudo isso, tio Hellbolha?" você pergunta, serelepe nerd! E eu respondo: Tem! "E ele é bom?" você questiona! Bem, meus queridos e queridas... aí já são outros quinhentos...
"Duro de Matar- Um Bom Dia Para Morrer" é um filme confuso, corrido, mal editado e mal dirigido! O diretor John Moore consegue fazer uma das cenas de perseguição mais confusa da história do cinema logo no inicio do filme! São tantos cortes e mudanças de ângulos que você fica perdidinho!
Por que será que o pessoal do lado esquerdo da calçada não estacionou como o pessoal do lado direito? |
Aaaaah...por isso... |
Sem falar no show de exageros exacerbados a cada tomada, o que transformou a cena em uma comédia involuntária! Pra vocês terem uma noção da coisa toda, em uma cena John MacClane tem que tentar acompanhar o "caminhão tanque" que persegue seu filho (e destrói metade dos carros da Russia no processo) porém entra em uma pista errada e acaba em cima de um viaduto! Oque ele faz? Ele quebra o viaduto com a Land Rover que dirige e começa a manobrar por cima de um caminhão cegonha que estava estrategicamente localizado em baixo do tal viaduto! Mas o caminhão cegonha acaba e oque ele faz? Começa a dirigir em CIMA DOS CARROS DA POPULAÇÃO CIVIL! E COM GENTE AINDA DENTRO DOS VEÍCULOS!!!
A Land Rover da discórdia! |
Outro ponto que me fez dar gargalhadas foi o fato de, além de conseguir derrubar o "caminhão tanque" com uma Land Rover, o infeliz do MacClane capotar com dois carros e não sair com um misero arranhão! E nem adianta vir com "Ah, mas tem cinto de segurança!"! PORRA NENHUMA! A ultima vez que John MacClane usou algo pra se segurar foi no clássico primeiro filme! E era uma mangueira de incêndio!
O fim da Land Rover da discórdia... |
O enredo, que se passa na Russia, conta o reencontro de John com seu filho Jack (que na verdade é John MacClane Jr, mas parece preferir não usar o nome do pai) e a posterior descoberta que seu filho agora é um agente do governo americano que deve proteger um prisioneiro politico e tira-lo da Russia! Com isso, os desentendimentos do passado entre John e Jack vão vindo a tona enquanto eles metem bala na bandidagem!
O filme deveria ter nesse relacionamento turbulento sua força motriz,mas parece não engatar dando vasão a algumas cenas pra lá de clichês.
Bruce Willis está numa fase meio "Foda-se o mundo" e isso parece refletir no filme inteiro! Com um jeitão meio "wathever" você não consegue mais sentir o velho John MacClane no filme! O cara normal que se encontrava em uma situação limite e não sabia como sair sem se estropiar todo dá lugar pra um super coroa virtualmente indestrutível!
John MacClane agora tem super poderes e é capaz de erguer um caminhão! |
Mentira! Ele tá só caindo mesmo... |
Certo que isso já tinha acontecido com o quarto filme ( que, aliás, eu gosto pra dedéu), mas lá você ainda via um John MacClane cheio de presença de cena! Aqui, as vezes a impressão que dá é que o personagem fica meio perdido e é até deixado de lado no seu próprio filme!
O ator Jai Courteney (Spartacus) não foi uma escolha ruim pro papel de Jack! Muito pelo contrário! Me arrisco a dizer que se investirem no rapaz ele pode ser uma boa aquisição pro filão de ação! O problema todo é que a trama se foca tanto na espionagem que o filme puxa mais pro personagem dele que pro papel de Bruce Willis, como dito acima. Aliás, até os vilões russo parecem ter mais destaque que o velho John...
-Sai fora que o filme agora é meu! |
Agora, voltando a direção pífia de John Moore, o cara usa um recurso que eu não via desde os anos 70 ou desde que Thalía resolveu encher o saco do universo em seus dramalhões mexicanos: O ZOOM DRAMÁTICO!
Acredite ou não... |
...está cheio desta merda no filme! |
E, por incrivel que pareça, eu estava falando exatamente de como era ótimo esse recurso de merda ter sido banido do cinema com a dona Hellbolha , minutos antes de chegarmos ao cinema! E para minha decepção, John Moore usa esse recurso fodido pelo menos 3 MALDITAS VEZES NO FILME!!! Parecia que não estava vendo um filme do Bruce Willis e sim do Bruce lee!
Mas a cereja no bolo de merda estava no final! Sim, amikinhus e amikinhas...ao fim do filme temos um momento a la "Top Gun", com nossos heróis caminhado sorridentes em câmera lenta ao som de uma guitarra! E no final a imagem congela, a la sitcom dos anos 70/80!
Não, esse não é o final! Mas dá pra ter uma ideia... |
Mas e aí? Depois de tanto esculhambar eu detestei o filme, certo? Não totalmente!
O filme tem seus deméritos, que são muitos, mas conseguiu me divertir, apesar dos pesares, e me fez rir um bocado, mesmo que não fosse a intenção...! Ele não consegue ficar entre os melhores da franquia, mas está longe de ser uma tragédia total! Pelo menos é melhor que Piratas do Caribe 4, o qual eu nunca terminei de assistir....
Nota: 6,5
Aliás, minha ordem de favoritos:
1-Duro de Matar
2-Duro de Matar 2
3- Duro de Matar 4.0
4-Duro de Matar 3 (sei que muita gente discorda mas é que esse é o filme com mais correria e menos ação...)
5-Duro de Matar- Um Bom Dia Para Morrer
PS: Recentemente ouvi um Rapadura Cast e os integrantes do cast se perguntaram da origem da expressão "Yippie-Kai-Yay" da celebre frase "Yippie-Kai-Yay,motherfucker" do senhor John MacClane! E, se não me engano, tem um antigo tema de série o filme de Cowboys cujo o refrão era "Yippie-Kai-Yay...Yippie-Kai-Yo"! Creio que seja daí a origem da bagaça! Hellbolha.nerd também é cultura! Mesmo que incerta...
ótima Critica meu amigo,e a sua ordem de filmes favorito da franquia é a mesma que a minha,só gostaria de te corrigir em uma coisa:
ResponderExcluirO nome do iconico personagem é John McClane, e não John MacClane como mostrado na sua critica,fora isso você esta de parabens.
Valeu mesmo,Froguy! Quanto ao nome do lazarento do McClane, eu sempre tenho o hábito de enfiar a letra "a" nesses nomes de origem Irlandesa/Escocesa! Sou uma anta...
ResponderExcluir