terça-feira, 2 de abril de 2013

MotherFuckerComics #10 – Mellitus


Capa da mitológica Mellitus
Olá galerosos, depois de um bom tempo sem escrever sobre quadrinhos(e o mundo não parou de rodar por causa disso), venho aqui falar de um dos trabalhos mais viscerais que eu já li em minha vida:Mellitus, do imberbe Jaca.
Na segunda metade da década de 1990, surgiu no Rio Grande do Sul a Editora Tonto, criada por Fabio Zimbres(de quem eu ainda falarei). O carro-chefe deles era a coleção MiniTonto, pequenas revistas de 32 páginas em formato A5, com histórias de alguns dos principais desenhistas independentes da época, como Allan Sieber, MZK, Schiavon, Elenio Pico, Fido Nesti, Guazzelli, Lourenço Mutarelli, o próprio Zimbres, e aquele que é considerado o ídolo da maioria desses caras:Jaca.
Pintura do mestre
Jaca e seu mundo particular
Antes de mais nada, é preciso ter uma coisa bem clara em mente:Jaca é foda. Esse cara tem um acervo de desenhos dentro da cabeça maior do que o do Cartoon Network. Mas não se engane com seus desenhos infantis, há muito mais profundidade neles do que se espera. Mesmo com uma profusão absurda de elementos em cada desenho, nada parece estar ali por acaso. Os elementos tem uma harmonia perfeita, tudo isso em meio aquele caos aparente.
Outra coisa a ser dita de Jaca é de seu uso da perspectiva. Qualquer bom livro de perspectiva deveria ter uma nota no final, com os seguintes dizeres “Nada disso se aplica se quem for desenhar se chamar Jaca”. Seus desenhos parecem ser vistos através de um prisma, dando um efeito bem louco em quem está vendo. É como entrar em outra dimensão através do desenho, algo que não acontece toda hora.

Vozinha ruim que só a porra

Mellitus
Embora seja conhecido muito mais por seus trabalhos como ilustrador, tanto comercial quanto na cena zineira, Jaca brindou os leitores no nº12 da coleção MiniTonto, escrevendo e desenhando a história Mellitus.
Um paciente está se dirigindo ao consultório do psiquiatra Dr. W Krux para uma consulta. Lá, ele tem uma das sessões mais inventivas de que se tem noticia. Eu achava que tinha muitos traumas de infância, mas depois de ler Mellitus, vi que sou normal até demais(nem tanto). A relação do personagem com sua vozinha, a destreza do Dr Krux em ajudá-lo, os desenhos prismais, e os diálogos insanos fazem de Mellitus leitura fundamental para qualquer pessoa que goste de fugir da mesmice, goste ela de quadrinhos ou não. Mellitus pode ser encontrada em sebos, ou em lojas que vendem quadrinhos independentes. Pode até dar um pouco de trabalho para encontrar, mas eu garanto que o sorriso depois de ler essa pequena maravilha, vale o esforço. Em uma entrevista, Jaca afirma que prefere ser uma artista medíocre, do que um publicitário de sucesso. Meu cara Jaca, se existe uma palavra que não se aplica a seu trabalho, é medíocre. Já gênio faz mais sentido. Muito mais.
Um gênio em toda sua glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário