quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Hellbolha Review: Deadpool.




Shoop Shoop Eh Doop

Shoop Eh Doop
Shoop Eh Doop Eh Doop Eh Doop


Ante de mais nada eu devo dizer que, para mim, esta quinta feira, dia 11 de fevereiro de 2016, foi um dia HISTÓRICO! 

Nesse momento você deve estar dizendo "cacilda, tio Hellbolha...o senhor não acha que está exagerando um pouquinho...?" e eu volto a dizer: PARA MIM foi um dia histórico! Sim, pois eu JAMAIS imaginei que veria um filme de um dos personagens mais odiados pela velha guarda dos leitores de quadrinhos, nos quais me encaixo, ganhar as telas do cinema e, ainda por cima, ser um dos mais aguardados do ano bem como ser uma BAITA ADAPTAÇÃO DE UMA HQ PARA OS CINEMAS!



Depois de 11 anos quebrando a cabeça pra convencer a Fox a produzir o filme do personagem que havia sido ESTUPRADO no filmeco do Wolverine, Ryan Reynolds conseguiu não só se redimir da MERDA COLOSSAL que foi Lanterna Verde como conseguiu trazer algo novo para o universo à beira da saturação dos filme de super heróis. O principal diferencial deve ser exatamente o fato de que  Deadpool não é um herói no exato sentido da palavra. Ele não está preocupado em salvar milhões de vida. Aliás, ele está bem mais preocupado em TIRÁ-LAS sem dó nem piedade. O que ele quer mesmo é vingança e recuperar sua vida, destruída pelo sádico vilão Ajax. E Ryan Reynolds sabia que um personagem com essa mentalidade não poderia JAMAIS ter um filmeco PG-13 e lutou, ao lado do diretor Tim Miller, para nos trazer um filme para maiores. O resultado? Bem...


O filme acerta em cheio desde os créditos iniciais até pegar todo o espirito da fantástica fase do senhor Joe Kelly (pra mim o verdadeiro pai do Deadpool, já que foi ele quem definiu a personalidade do personagem. #MorraLiefeld) e jogar em um filme que consegue encaixar com sucesso uma história dramática em meio a violência crua (e cômica), piadas, gags visuais e pancadaria non-stop. O filme não te arrasta por uma hora de origem pra, só então, te tirar de seu estado de quase morte-por-tédio pra uma aventura meia boca. Ele já começa a 300 por hora e dá pequenas desaceleradas pra te mostrar que uma história de amor não precisa ser piegas, açucarada e cheia de frescuragem de novela das 8 pra te fazer se importar com o casal de protagonistas. E a maneira como os roteiristas Rhett Reese e Paul Wernick e o diretor Tim Miller pisam na embreagem pra voltar aos 300km/h depois de uma dessas cenas jamais te faz sentir o solavanco da máquina.


Os personagens são um show à parte. Desde de os coadjuvantes, como o Fuinha (que não teve o nome traduzido e ficou Weasel mesmo), a cega Al,  Dopinder, o táxista, até o elenco de apoio da porradaria, na pele metálica do Colossus e da jovem Teenage Negasonic Warhead, estão lá com a missão de te cativar. E conseguem com sucesso! Aliás, vale a nota: Esse é, de longe, o MELHOR COLOSSUS JÁ FEITO PARA O CINEMA! Tem personalidade idêntica aos quadrinhos, um grandalhão de coração mole e não apenas um marombeiro silencioso que  parece o filho do T-1000. Prova disso foi a senhora Hellbolha dizendo com espanto ao fim do filme "Poxa...não sabia que o Colossus era tão bonzinho. Ele é um fofo". Fato esse que uma das personagens femininas do filme reconhecem em voz alta em um dos momentos mais cômicos do filme. Se bem que fica quase impossível escolher um momento MAIS cômico...



Aliás, as piadas voam como flechas certeiras durante todo o filme. E ninguém...eu disse NINGUÉM...está a salvo,nem a distinta concorrência. Ryan Reynolds, aliás, não poupa nem a si próprio. O humor do filme está tanto no textual quanto no visual e leva pras telonas uma coisa que eu sempre digo pra o pessoal da velha guarda ( os quais citei no começo desse texto) o por que de eu gostar do personagem: Ele é o "Corra Que a Polícia Vem Aí" do mundo dos super heróis. De mortes exageradas até fetiches por unicórnios, tudo é milimetricamente planejado para arrancar risos frouxos da platéia. E essa missão é cumprida com sucesso, muitas vezes seguidas por aplausos, coisa que fazia tempo que eu não via em um cinema.


Quanto aos efeitos visuais, eu só quero lembrar uma coisa: O filme é de baixo orçamento. Algo entre 30 e 50 milhões, considerado o "troco do pão" em Hollywood. Isso significa que os efeitos tenham ficado ruins? NÃO! MUITO PELO CONTRÁRIO! É só olhar para o Colossus e ver que fizeram muito com o pouco que tinham. Claro que tem momentos em que se nota a transição entre um personagem real para seu "dublê" em CG, mas isso não é exclusividade de filme de baixo orçamento. O que me faz pensar...tem uma porrada de filmes de 200 milhões cujo os efeitos são um lixo! Será que alguns deles precisavam mesmo ser tão caros quanto foram? Orçamentos inflados pararam de ser sinônimos de bons filmes ou de espetáculos visuais irretocáveis faz tempo. Deadpool é a prova viva de que comprometimento, amor e dedicação podem fazer com 5 reais o que 500 reais não foram capazes de fazer por um Quarteto Fantástico, por exemplo.

X-Men 2.

Deadpool.
Pra fechar aqui (pois estou escrevendo isso de madrugada e o sono já está subjugando a excitação) , vale falar da dublagem nacional (redundância...?). Por alguma razão que desconheço, em minha cidade (Caruaru City) não foi disponibilizada NENHUMA CÓPIA LEGENDADA do filme. E, após ver o ÚNICO trailer dublado que caiu na rede, o pânico tomou conta de meu ser. Confira:

           

Isso só foi reforçado com o rumor de que o filme seria liberado para menores de 14 anos no Brasil. De inicio, achei que iriam limar os palavrões na dublagem. Que alegria foi descobrir que não só a dublagem ficou SENSACIONAL como também ACRESCENTOU alguns palavrões e termos inerentes apenas a nossa língua mãe, como "arrombado" por exemplo. O Colossus recebeu seu sotaquezinho russo bonitinho e, de bônus, a voz do dublador oficial do personagem desde o desenhos dos anos 90. Depois do susto com a dublagem do trailer eu aprendi uma coisa: na dublagem treino é treino e jogo é jogo!

Enfim, Deadpool não alcançou minhas expectativas. Ele as SUPEROU! O filme merece ser visto por fãs do personagem, por neófitos e até pelos velhos rabugentos e reclamões que só o veem como uma cópia fuleira do Exterminador. E digo mais: Aposto na possibilidade de ele ser um filme MUITO MELHOR que Batman V Superman, que só o superará em termos de sucesso junto ao publico graças a profundidade de ambos os personagens nas raízes da cultura pop. No mais...


Nota: 10 (com louvor)



PS: A cena pós crédito não só é uma baita homenagem a um dos melhores filmes dos anos 80 como já deixa claro que haverá um segundo filme e, inclusive, quem estará nele! 

PS2: Uma das melhores aparições de Stan Lee EVER!

PS3: Algumas (poucas) cenas que estão no trailer não estão no filme. Isso só confirma a já anunciada versão estendida em Bluray/DVD que, com toda certeza, terei!

PS4: Papais e mamães...pelo amor de Odin...não é por que tem um cara usando um colant colorido que o filme é pra todas as idades...eu vi uma mãe entrar lá na sala do cinema com um moleque de uns 5 ou 6 anos. Gente...quando falaram que teria cenas de violência e nudez, nego não tava brincando. Principalmente no que tange à nudez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário