domingo, 17 de março de 2013

Fire and Ice- Animação pra macho! Pero no mucho...



Olá,jovos e jovas de meu Brasil varonil e adjacências internacionais! Estava eu tomado por um tédio medonho e procurando algo bacana pra assistir!Algo inédito para meus ávidos e cansados olhinhos! E eis que, quase sem querer, descubro duas produções animadas da década de 80 que me chamaram a atenção por sua temática adulta: Rock and Rule (uma animação Canadense no melhor estilo Disney só que com sexo, drogas e rock'n roll) e Fire and Ice, uma animação toda produzida por rotoscopia (tecnica onde se desenha "por cima" de uma image filmada) e com a mão de ninguém mais ninguém menos que o senhor Alfredo Alcala que, pra quem não conhece, é "só" um dos desenhistas clássicos do Conan-O Bárbaro de corte tigelinha!

O Conan do Alcala é phoda!
 E é desse segundo que eu falarei nestas singelas linhas a seguir!
O longa é dirigido por Ralph Bakshi, conhecido por produzir a versão animada de O Senhor dos Anéis nos anos 70, também todo em rotoscopia , técnica que se tornou marca registrada em suas produções. A sinopse é, basicamente, essa aqui (sim, é ctrl+c ctrl+v que se eu for resumir me empolgo e fica do tamanho de dois livros de Guerra dos Tronos):

"O mundo está em guerra. Lord Nekron, o poderoso senhor do Reino do Gelo, quer transformar o planeta numa enorme geleira. Mas sua tarefa não será fácil. Depois de raptar a bela Teegra, filha do Rei Jarot, líder do Refúgio do Sol, Nekron terá que eliminar dois valentes guerreiros: Larn e o Lobo Negro, que valem por um exército".

Bem, mas vamos a analise dessa budega:
Com uma animação fluida, graças a rotoscopia, o filme é fodásticamente bem animado! Mas, peraí...rotoscopia não é beeem animação! Pelo menos não no nível que Bakshi a utilizava! Negocéoseguinte: enquanto outros estudios usavam a rotoscopia para servir de referencia para os animadores e as vezes, só as vezes, uma ou outra cena totalmnte rotoscopiada ser totalmente utilizada no filme, Bakshi fazia o filme TODO cobrindo as cenas filmadas. Isso fazia uma economia medonha em tratando-se de contratar animadores, já que era só cobrir frame por frame. Porém, em alguns momentos, essa técnica cria cenas com falhas de continuidade medonhas. Como em uma cena em que Larn foge de uma matilha que está em seus calcanhares, porém, quando o plano abre, a matilha não aparece atrás dele!

"Aaaaaah lelek lek lek lek lek..."

A mesma coisa acontece perto do fim do filme, quando Larn desce uma montanha de gelo correndo e a noção de profundidade é perdida quando ele dá uma "escorregada maior" e passa de um vulto distante na tela pra um um nariz pregado na câmera, pulando uns 200 metros em 3 segundos!
Mas a parte bacana está mesmo é no roteiro! Com a profundidade de um pires e reviravoltas dignas de novelas da Televisa, Fire and Ice tem espetaculares momentos "no sense" de deixar Janete Clair orgulhosa! Deixe-me destacar alguns dos melhores momentos desta peça literária:
Ao se encontrarem pela primeira vez numa floresta, Teegra (que fugia dos homens de Nekron) e Larn (que caçava Nekron em busca de vingança pelo seu reino) tem um pequeno desentendimento, já que Teegra queria roubar comida de Larn enquanto esse fingia que dormia para apanhar o tal ladrão. Eles se desentendem e, segundos depois, decidem que estão apaixoandos e não podem viver uma sem o outro! Sério! Isso em menos de 3 minutos, sem passagens de tempo em fade out nem nada!Quase um miojo!


Desiste,Kazar! Com esta Xana você não consegue nada não! Ela é uma mulher de principios e...
Droga...
Outra parte espetacular a incrível capacidade rastreadora do Lobo Negro, o Batman da parada! Após Teegra se levada pela milionésima vez pelos homens de Nekron (Atena feelings...), o cabra chega na beira do rio onde ele esteve antes de ser levada, passa a mão no chão, dá uma lambida e dispara:"Sim! A a garota esteve aqui! Ela foi levada pelos homens de Nekron! Eles estão indo para o norte!"- Juro que fiquei esperando ele completar com : "E ela está menstruada! À duas semanas, pelo menos! E está de dieta pois não suporta os peneizinhos que ela pensa que tem! Seu signo é de peixes com ascendente escorpião! Gosta de longas caminhadas a beira mar e seu livro favorito é 'Dez Coisas Que Toda Mulher Precisa Saber Sobre Moda na Era das Tangas'!"

-Sinto o cheiro de um cadáver em decomposição não muito longe daqui e...
-Éééé...Lobo...fui eu! Desculpe...
-...
E mais uma cena que me deixou até emocionado pois me fez lembrar minha feliz infância, é quando Larn resolve pegar carona num navio sem ser notado! O cara viaja de um continente a outro de BIGU (pra quem não sabe oque é isso, é quando você se dependura em um veículo de forma ilegal, e pega uma carona indevida sem ser visto)! E segurando só nas pontinhas dos dedos! Isso que é resistência, maluco! Pode matar o Nekron com uma dedada, dada a força que deve ter pra viajar durante umas 3 horas assim...
Já o vilão, esse é uma coisa a parte! Nekron tem o nome ameaçador como um leão faminto e o jeitão abaitolado de uma gazela no cio!

-C'est moi!
Pra você ter uma ideia da gravidade da situação, quando Teegra é levada até ele por sua mãe (que deve ser do clube da mãe de Alexandre "O Grande"), o cara olha pra aquela boazuda em trajes minímos e larga revolstoso: "Por que me trouxe 'isto'?" !

-HAHAHA...Meu "abor", eu já nasci de cesária pra passar longe!
Aí, mais tarde, aparece Larn ao resgate e Nekron, ao ver o herói loiro cover do Tatuapu, fala com uma constrangedora alegria no rosto: "Você me interessa! Guardas, tragam ele pra mim!" ! Esse feiticeiro do gelo tem é fogo no rabo, isso sim...

-QUE DELICIA DE ESPADA,CARA!!!
Mas, depois de tanta lenga-lenga você me pergunta : "Afinal...o filme é ruim?", e eu lhe respondo: Não! Bem longe disso, na verdade! O filme diverte pra dedéu, tem um climão de aventura bacana e um dos personagens mais legais e que, pra mim, deveria ter ganho filme solo: Lobo Negro! Sério...o Batman do machado É PHODA!





EU PRECISO DESSE BONECO!!!
Sem falar que ver tudo isso sendo feito em cima do traço do Alfredo Alcala torna tudo mais fantástico! Apesar de nunca ser explicado o fato de todo mundo, homem ou mulher, usar tanguinha fio dental nesta merda...mesmo na neve...em alguns momentos lembra até Ronal-O Bárbaro!


Bem, então é isso galerinha, se não tiverem nada pra assistir e estiverem procurando algo divertido e de fácil digestão, Fire and Ice é a pedida! Se não me engano, o filme foi lançado por aqui pela Europa Filmes com o título de Fogo e Gelo (olha só...), e pode ser encontrado nas americanas mais próximas de você!
Sabe...assistindo de novo só me vem uma coisa a cabeça: Fico feliz que tenham inventado calças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário