sexta-feira, 1 de março de 2013

Hellbolha.Review: Duro de Matar- Um Bom Dia Para Morrer!



Pois é, povos e povas, Duro de Matar chega a seu quinto filme! Cheio de explosões, tiroteios, perseguições e piadinhas de John MacCLane a rodo!
 "E o filme tem mesmo tudo isso, tio Hellbolha?" você pergunta, serelepe nerd! E eu respondo: Tem! "E ele é bom?" você questiona! Bem, meus queridos e queridas... aí já são outros quinhentos...
"Duro de Matar- Um Bom Dia Para Morrer" é um filme confuso, corrido, mal editado e mal dirigido! O diretor John Moore consegue fazer uma das cenas de perseguição mais confusa da história do cinema logo no inicio do filme! São tantos cortes  e mudanças de ângulos que você fica perdidinho!

Por que será que o pessoal do lado esquerdo da calçada não estacionou como o pessoal do lado direito?
Aaaaah...por isso...
 Sem falar no show de exageros exacerbados a cada tomada, o que transformou a cena em uma comédia involuntária! Pra vocês terem uma noção da coisa toda, em uma cena John MacClane tem que tentar acompanhar o "caminhão tanque" que persegue seu filho (e destrói metade dos carros da Russia no processo) porém entra em uma pista errada e acaba em cima de um viaduto! Oque ele faz? Ele quebra o viaduto com a Land Rover que dirige e começa a manobrar por cima de um caminhão cegonha que estava estrategicamente localizado em baixo do tal viaduto! Mas o caminhão cegonha acaba e oque ele faz? Começa a dirigir em CIMA DOS CARROS DA POPULAÇÃO CIVIL! E COM GENTE AINDA DENTRO DOS VEÍCULOS!!! 

A Land Rover da discórdia!
Outro ponto que me fez dar gargalhadas foi o fato de, além de conseguir derrubar o "caminhão tanque" com uma Land Rover, o infeliz do MacClane capotar com dois carros e não sair com um misero arranhão! E nem adianta vir com "Ah, mas tem cinto de segurança!"! PORRA NENHUMA! A ultima vez que John MacClane usou algo pra se segurar foi no clássico primeiro filme! E era uma mangueira de incêndio!

O fim da Land Rover da discórdia...
O enredo, que se passa na Russia, conta o reencontro de John com seu filho Jack (que na verdade é John MacClane Jr, mas parece preferir não usar o nome do pai) e a posterior descoberta que seu filho agora é um agente do governo americano que deve proteger um prisioneiro politico e tira-lo da Russia! Com isso, os desentendimentos do passado entre John e Jack vão vindo a tona enquanto eles metem bala na bandidagem!
O filme deveria ter nesse relacionamento turbulento sua força motriz,mas parece não engatar dando vasão a algumas cenas pra lá de clichês. 


Bruce Willis está numa fase meio "Foda-se o mundo" e isso parece refletir no filme inteiro! Com um jeitão meio "wathever" você não consegue mais sentir o velho John MacClane no filme! O cara normal que se encontrava em uma situação limite e não sabia como sair sem se estropiar todo dá lugar pra um super coroa virtualmente indestrutível! 

John MacClane agora tem super poderes e é capaz de erguer um caminhão!
Mentira! Ele tá só caindo mesmo...
Certo que isso já tinha acontecido com o quarto filme ( que, aliás, eu gosto pra dedéu), mas lá você ainda via um John MacClane cheio de presença de cena! Aqui, as vezes a impressão que dá é que o personagem fica meio perdido e é até deixado de lado no seu próprio filme!
O ator Jai Courteney (Spartacus) não foi uma escolha ruim pro papel de Jack! Muito pelo contrário! Me arrisco a dizer que se investirem no rapaz ele pode ser uma boa aquisição pro filão de ação! O problema todo é que a trama se foca tanto na espionagem  que o filme puxa mais pro personagem dele que pro papel de Bruce Willis, como dito acima. Aliás, até os vilões russo parecem ter mais destaque que o velho John...

-Sai fora que o filme agora é meu!
Agora, voltando a direção pífia de John Moore, o cara usa um recurso que eu não via desde os anos 70 ou desde que Thalía resolveu encher o saco do universo em seus dramalhões mexicanos: O ZOOM DRAMÁTICO! 

Acredite ou não...

...está cheio desta merda no filme!
E, por incrivel que pareça, eu estava falando exatamente de como era ótimo esse recurso de merda ter sido banido do cinema com a dona Hellbolha , minutos antes de chegarmos ao cinema! E para minha decepção, John Moore usa esse recurso fodido pelo menos 3 MALDITAS VEZES NO FILME!!! Parecia que não estava vendo um filme do Bruce Willis e sim do Bruce lee!
Mas a cereja no bolo de merda estava no final! Sim, amikinhus e amikinhas...ao fim do filme temos um momento a la "Top Gun", com nossos heróis caminhado sorridentes em câmera lenta ao som de uma guitarra! E no final a imagem congela, a la sitcom dos anos 70/80!

Não, esse não é o final! Mas dá pra ter uma ideia...
Mas e aí? Depois de tanto esculhambar eu detestei o filme, certo? Não totalmente!
O filme tem seus deméritos, que são muitos, mas conseguiu me divertir, apesar dos pesares, e me fez rir um bocado, mesmo que não fosse a intenção...! Ele não consegue ficar entre os melhores da franquia, mas está longe de ser uma tragédia total! Pelo menos é melhor que Piratas do Caribe 4, o qual eu nunca terminei de assistir....

Nota: 6,5

Aliás, minha ordem de favoritos:

1-Duro de Matar
2-Duro de Matar 2
3- Duro de Matar 4.0
4-Duro de Matar 3 (sei que muita gente discorda mas é que esse é o filme com mais correria e menos ação...)
5-Duro de Matar- Um Bom Dia Para Morrer

PS: Recentemente ouvi um Rapadura Cast e os integrantes do cast se perguntaram da origem da expressão "Yippie-Kai-Yay" da celebre frase "Yippie-Kai-Yay,motherfucker" do senhor John MacClane! E, se não me engano, tem um antigo tema de série o filme de Cowboys cujo o refrão era "Yippie-Kai-Yay...Yippie-Kai-Yo"! Creio que seja daí a origem da bagaça! Hellbolha.nerd também é cultura! Mesmo que incerta...

2 comentários:

  1. ótima Critica meu amigo,e a sua ordem de filmes favorito da franquia é a mesma que a minha,só gostaria de te corrigir em uma coisa:
    O nome do iconico personagem é John McClane, e não John MacClane como mostrado na sua critica,fora isso você esta de parabens.

    ResponderExcluir
  2. Valeu mesmo,Froguy! Quanto ao nome do lazarento do McClane, eu sempre tenho o hábito de enfiar a letra "a" nesses nomes de origem Irlandesa/Escocesa! Sou uma anta...

    ResponderExcluir