segunda-feira, 28 de março de 2016

Hellbolha Review- Batman v Superman: A Origem da Justiça



ATENÇÃO: ESTE REVIEW CONTÉM SPOILERS!!!
Uma sequência de equívocos! É assim que inicio esta review. Não irei falar que os filmes de super herói ganharam foça com esse ou aquele, que a DC fez isso e aquilo errado antes de chegar até aqui...não quero me repetir como em um porrilhão de reviews que vi (e que já fiz, inclusive) que começam traçando uma linha de tempo das adaptações de quadrinhos para os cinemas. Vou tentar ser curto e grosso e ir direto ao ponto, ao contrários do filme de Zack Snyder...

Bem, grande parte das (15) pessoas que irão ler esse review já viram o filme e não se intimidarão com o aviso de spoilers na primeira linha. O problema é que não há grandes surpresas no filme que o segundo trailer não tenha entregado. Relembremos:


            


Sim, praticamente O FILME INTEIRO está aí. O que não está aí são as partes REALMENTE RUINS, como as caracterizações equivocadas e as motivações extremamente capengas dos personagens.Agora...por onde eu devo começar...?



Uma coisa óbvia e inegável é que esse filme é um baita atropelo da Warner/DC na tentativa de construir um universo cinematográfico consistente para ficar pau a pau com sua concorrente, a Marvel. O grande problema é que, ao contrário da Marvel, que construiu seu sólido universo através de vários filmes que ficam entre o ótimo, o divertido e os "só pra cumprir tabela" (beijo, Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador), a DC tenta empurrar tudo que pode em UM ÚNICO FILME, o que poderia funcionar se fosse feito da maneira correta, mas aqui soa como se os executivos tentassem empurrar uma macaxeira num tubinho de Pringles e ainda quisessem chamar de batata.


Outro erro foi deixar a função de pisar no acelerador pra correr nesse universo nas mãos de um cara que já provou que consegue errar feio, errar feio, errar rude...que é o senhor Zack Snyder. Responsável pelo longa Homem de Aço, que nos reapresenta um Superman sisudo, caladão, sem vontade de cantar uma bela canção e com o nível de heroísmo de um jabuti com câimbra, o filme só se destaca pelas sensacionais cenas de combate dignas dos quadrinhos, mas que pecam por não mostrar o Super salvando UM ÚNICO CIDADÃO da destruição da qual ele próprio é um dos responsáveis. Um ceninha ou duas dessas e talvez nos acreditássemos que o azulão realmente se importa...  



No entanto, o longa foi sucesso, em parte pelo apelo que o personagem tem na cultura pop mundial, em parte pela orfandade dos fãs da DC com relação à filmes estrelados pelos seus personagens favoritos. E, para os executivos, se não estava quebrado, pra que mexer? Mal sabiam eles (aliás, mal SABEM) que estava quebrado e com os parafusos caindo! E eis que o sinal verde é dado para que Zack Snyder transforme a sequencia de O Homem de Aço no filme que daria o pontapé ao filme da Liga e todo o universo DC nos cinema e que deveria se chamar "Batman feat. Superman".


A impressão que dá é que Zack Snyder pensou "Eu fiz 300 usando a HQ do Frank Miller como storyboard...então, por que não pegar Cavaleiro das Trevas, que também é do Frank Miller, e usar o mesmo processo novamente?" aí alguém disse "Mas Zack, nós temos um roteiro de origem que difere MUITO de toda a HQ..." e ele respondeu "Ah, lék, não importa! É só eu pegar umas cenas icônicas e jogar de qualquer jeito aí no filme que a galera vai adorar!". E temos quase 3 horas de cenas tiradas de O Cavaleiro das Trevas arrancadas de seu genial contexto original só pra montar painéis de referências visuais em prol do fan-service vagabundo. Isso tudo costurado aos piores momentos da HQ A Morte do Superman, que já não é uma Brastemp...



Enquanto O Cavaleiro das Trevas nos colocava em uma trama que se passava durante o tenso período da Guerra Fria e nos mostrava um Batman mais velho e extremista em seus atos,  mas sem cruzar a unica linha que traçou durante toda sua carreira de vigilante, que foi a de NUNCA MATAR , e que acabava batendo de frente com um Superman que havia se tornado uma máquina do governo que seguia ordens cegamente e era mandado para parar o Morcego que havia se tornado uma pedra no sapato dos governantes americanos, no filme somos apresentados à um Batman que ao invés de assistir Zorro antes de seus pais serem assassinados, assistiu Desejo de Matar e a um Superman que se mostra meio apático e desesperançoso com a raça humana e que tem uma série de problemas de aceitação por parte do publico e do governo. E, como não poderia faltar um vilão, temos um Lex Luthor alegre, com fala de ganso gripado e com fantásticos planos tirados de algum episódio do Spectrman.

Todo o contexto contido nessas páginas será algo que você NÃO VERÁ no filme!
Durante as duas horas e meia seguintes, somos jogados em uma trama com a profundidade de um pires em um ritmo que você não sabe se está lento demais pela demora em algo realmente significante acontecer, ou se está rápido demais pela quantidade de tramas e sub-tramas abobalhadas e até descartáveis jogadas na tela.  Em meio a esse turbilhão de sensações o filme tenta te convencer que grande parte da população ama o Superman mostrando duas ou três cenas de salvamento bem xexelentas, o que torna impossível sentir que isso é crível. E isso só piora quando vemos que o cara tem um monumento em homenagem a ele, o cara que ajudou a destruir meia cidade. Isso realmente incomoda por não termos nenhum momento que torne evidente que o Super tem uma boa relação com a população de Metrópolis, já que o sujeito FEDE a isolamento e apatia, muito diferente do Super clássico, que salva e ainda dá conselhos e está sempre com um sorriso no rosto. Vi muita gente comparando-o com o personagem em O Reino do Amanhã, mas até aquele Super é mais heroico.




Os problemas com o personagem do azulão só se agravam com o fato de ser o Bruce Wayne/Batman quem recebe real destaque durante todo o filme, o que deixa o Super extremamente apagado e que torna, mesmo que não admitam, esse mais uma especie de filme de origem do morcego. No entanto, temos um sério problema aqui,e que eu temo ser culpa do senhor Zack Snyder MAIS UMA VEZ!

O Batman do filme é quase uma cruza de Juiz Dredd com o Batman do Frank Miller. Ele não se contenta apenas em ser brutal, ele quer levar sua justiça as últimas consequências, seja direta (matando com as próprias mãos) ou indiretamente (marcando os bandidos para serem mortos na cadeia). A justificativa de Snyder para isso é que o Batman de Frank Miller matava também. No entanto isso não é visto em MOMENTO NENHUM da mini-série que serve como base para o personagem das telonas. Até no momento em que o Batman resolve dar um basta no Coringa ( e com razão, já que o palhaço acabara de matar um monte de crianças envenenadas) ele não cruza a linha. Ele deixa o Coringa tetraplégico mas é o palhaço que acaba por tirar a própria vida.

Batman aleija...mas NÃO MATA!

E temos o Lex Luthor de Jesse Eisenberg que soa como se Zack Snyder tivesse dito "Lembra do Lex do Hackman? Lembra do Coringa do Ledge? Pronto! Mistura os dois que tá ÓTIMO!". E temos o personagem mais irritante e destoante de sua persona original! 

Lex Luthor é, sem sombra de dúvidas, um erro TOTAL no filme. Além da escolha de um ator jovem que deveria passar a ideia de um jovem gênio impetuoso mas acaba passando a sensação de menino dodói que saiu de algum filme da Disney, temos a repetição de um Lex que só funcionava nos anos 70, que é o carinha que FAZ QUESTÃO de ser creditado como o vilão da história. Nada de gênio manipulador com ideias sombrias e letais que, no final, não deixam provas contra si. Temos mais um Lex megalomaníaco que tenta convencer que sua aversão pelo Super é em prol da raça humana mas que, no final, descobrimos que é só um capacho de alguém maior. Ah, e que cada ato constrói provas contundentes contra si e que tem planos que beiram um plot dos Power Rangers. Nunca imaginei que chegaria o dia em que eu admitiria que o Lex Luthor daquela tosqueira que foi Smallville foi a melhor encarnação do personagem fora dos quadrinhos..

Esse X nesse cartaz já diz tudo...
E é o tal plano furreca do Molex Luthor que leva ao embate que dá título ao filme. Embate esse que no trailer acima parece sr MUITO MAIS EMOCIONANTE. Tudo se resume ao fato de que Lex Luthor quer que o Super e o Batman briguem e acabem se mantando pois, sem explicação lógica alguma, ele sabe que ambos não se gostam. Sério! Não tem explicação NENHUMA pro Lex saber quando, onde e por que o Batman desafiaria o Superman. Se ele dissesse apenas "vai lá e mata o bichão" e o Super atacasse o Batman do nada, teria sido muito mais convincente. Claro que o "GENIAL" plot de filme de ação B dos anos 80 seria mantido! Não sabe do que estou falando? Bem, em poder da identidade do Supeman, descoberta através dos restos da nave do General Zod, Lex sequestra Martha Kent e diz que o Super tem uma hora para matar o Batman antes de matar a véia.

"Mas que merda de plot...preciso de um drink..."


Após o combate (bem abaixo das expectativas), temos o plot que envolve o vilão final do filme, o Apocalypse. Produzido a partir do corpo do general Zod e com o sangue do Molex Luthor, o filme nos entrega um vilão qualquer nota só pra ter uma super-porradaria no final da trama. A cereja do bolo fecal vem com a capacidade do bichão de absorver energia, o que o torna mais genérico ainda. Fiquei esperando o Homem-Aranha aparecer na cena confundindo ele com o Electro!

Uma saída um pouco mais aceitável seria deixar o Apocazod com uma memória residual que o lembrasse de seu ódio por Kal-El e o fizesse atacar o Super por isso. Mas nem isso é feito e, no final a impressão que temos é que a trindade está enfrentando o Hulk do Ang Lee com lepra.


Aliás, é nessa cena que fica mais claro a intenção de Zack Snyder de jogar referências da HQ de Frank Miller mesmo que não tenha um contexto lógico. Após o Super levar o Apocazod para além da estratosfera, o exército acha que é melhor pular  contingente fortemente armado com tanques e jatos e ir direto pra alternativa nuclear. Uma clara e TOSCA referência à cena da bomba nuclear que o Superman  devia da ilha de Corto Maltese e que quase o leva à morte na HQ. Uma cena cheia de significado nos quadrinhos e tão vazia quanto minha conta bancária no filme...

Outra clássica cena que se perde em meio a um roteiro ruim...

Os outros problemas do filme concernem a uma Lois Lane que não me convence desde de O Homem de Aço e que, aqui, entra em uma trama merda que só serve pra mostrar que o Lex é um vilãozinho de merda que não consegue cobrir os próprios rastros, ao pouco tempo de Batman em tel (excetuando a luta contra o Superman o morcego só aparece em uma cena de perseguição de carro e em uma cena ESPETACULAR em um armazém. Na luta contra o Apocalypse ele pouco pode fazer além de pular de um lado para o outro) e ao momento "o mestre vem aí" do Lex Luthor no final do filme, o que só diminuiu ainda mais o personagem.

       

Enfim, apesar desse começo com o pé esquerdo eu ainda quero acreditar que as coisas vão entrar nos eixos no futuro. Se o filme solo da Mulher Maravilha nos apresentar mais do que foi visto em Batman v Superman já teremos um ótimo primeiro filme dessa turminha do barulho. Se o Batman for entregue nas mãos do Ben Affleck, creio que teremos um ótimo filme do morcego, tendo em vista o quanto o sujeito ficou triste com as criticas negativas ao filme e sendo fã de HQs, creio que ele fará de tudo para se redimir. Sem falar que é um diretor mais pé no chão que o Snyder. Aliás, o Affleck mandou o roteirista dele meter o bedelho no roteiro final de Batman v Superman, oque só me faz pensar...se o resultado final foi esse, imagino a bomba que estava antes...

De Esquadrão Suicida eu não espero nada, aquele Coringa e aquela Arlequina ainda são a pedra no meu sapato. Mas torço pra que os filmes da DC achem seu prumo. Posso brincar vez ou outa em outros blogs que a Marvel é melhor que DC e coisas assim mas, de fato, eu não tenho favoritismos no que tange ao cinema, só quero ver bons filmes de ambas as editoras e me divertir. Infelizmente Batman v Superman não me agradou mas, até aí, Vingadores: A Era de Ultron  também foi um baita chute nas bolas. porém nada que Capitão América: Guerra Civil não possa concertar.. A DC começou seu universo nos cinemas com o pé esquerdo...mas todo passo só se completa quando o outro pé vai adiante. E é esse passo que estou esperando vir...

Nota:6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário