domingo, 3 de abril de 2016

Batman: A Piada Mortal mostra suas primeiras cenas !



E TEM BRUCE TIMM NA PRODUÇÃO!!!  \o/


Olha só, negadinha, foi liberado o primeiro sneak peek de Batman: A Piada Mortal, CLÁSSICASSO ABSOLUTO da mitologia do homem morcego que a DC, genialmente, resolveu tirar do cânone do cavaleiro das trevas. Se bem que o fato de ela pertencer ou não ao cânone já era algo que ninguém sabia dizer faz tempo...

Enfim, a história de Alan Moore e Brian Bolland ganhará sua adaptação da maneira mais fiel possível, o que periga dar uma classificação +18 devido ao alto grau de violência física e psicológica, sendo o maior peso nesse segundo aspecto. Sem mais delongas, confiram o vídeo na íntegra:

                      

Agora, se você não tem saco pra assistir aos 10 minutos desse vídeo e só está interessado nas partes em que a animação aparece de fato, não se preocupe! Uma santa alma editou o sneak peek e transformou em um trailer de 3 minutos! Confere:

          

Agora, minhas impressões:


Ter Bruce Timm de volta aos longas animados da DC, mesmo que ainda apenas na produção, é um alívio para todos os fãs que vem acompanhado os capengas longas que saíram depois de Flashpoint. Entre filmes canhestros da Liga Nos 52 e os pífios longas do Damien (sim, pois o moleque É O PRINCIPAL em Filho do Bamtman, Batman vs Robin, Batman: Sangue Ruim e Liga da Justiça vs Jovens Titãs. Batman é só um coadjuvante até nos filmes que levam seu nome primeiro) tivemos um respiro de qualidade com Liga da Justiça: Deuses e Monstros justamente por que Bruce Timm  havia voltado. 

Aqui  a coisa não promete ser diferente. Tanto que é dito várias vezes que o longa terá o espirito da clássica séria animada de 1992. Prova disso é uso do Batmóvel da série no longa, substituindo o ridículo carro com cabeça de morcego usado na HQ. 


Mas o sneak não está recheado só com maravilhas orgásticas. Eu confesso que sou extremamente chato e exigente quando se trata de animação, principalmente quando se trata de longas. Nesse caso, eu espero que o longa tenha uma qualidade superior a um episódio de TV, onde o orçamento é menor. E os longas animados da DC sempre tiveram uma qualidade técnica admirável, com cenas fluídas, principalmente nas cenas de ação. Porém, parece que Flashpoint foi mesmo o ponto de virada para as produções Warner/DC. Tivemos animações com uma queda de qualidade visível, muitas vezes beirando um episódio de TV, e isso inclui o ótimo Deuses e Monstros, o que me deixou bastante desapontado. E com A Piada Mortal , infelizmente, teremos esse mesmo problema, como pode ser visto no vídeo.

A animação está dura e engessada e, pra uma obra que deveria ter um tratamento superior, dada a sua importância, a qualidade está beirando um episódio mediano da série clássica de 92. Se você quer dois ótimos exemplos de obras clássicas que ganharam longas com belas animações, temos Batman: Ano Um e as duas partes de O Cavaleiro das Trevas. Você pode torcer o nariz para ambas por terem isso ou aquilo mudados em sua história, mas é INEGÁVEL que a animação tem uma qualidade técnica muito superior aos últimos longas lançados.

ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILER (mas se você não conhece essa cena...tsc,tsct,sc...shame on you...)


            

E por falar em diferenças com relação a obra original, aqui temos o que pode ser a pedra suprema no sapato da produção. Como a HQ é uma história muito curta, o filme teria em torno de 30 ou 40 minutos de duração (tanto que a trama quase completa está no vídeo de 3 minutos acima). O que, pra mim, não teria problema algum. No entanto, para a Warner/DC, é preciso que o filme tenha mais de uma hora. Para tanto, muita linguiça vai ser enchida, algumas com cenas de ação entre o Batman e alguns capangas do Coringa, outras com um prequel da história envolvendo a Batgirl. O risco de tornar tudo muito chato até chegarmos à trama principal é grande (beijo Batman v Superman ) mas creio que Bruce Timm saiba dosar o material inédito com o original.

Por fim, creio que a animação tem grandes chances de ser ótima, mesmo com os problemas que citei e, pelo que pudermos ver no sneak peek, sutileza não será algo presente aqui, já que temos a polêmica cena do comissário Gordon sendo "dominado" por anões vestindo tiras de couro. Agora é esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário