sexta-feira, 29 de abril de 2016

Hellbolha Review- Capitão América: Guerra Civil. (Sem Spoilers)




Ou Vingadores 2.1: AGORA SIM!".
Mais uma vez me recuso a começar esse texto como em 99% de outros blogs e sites relembrando o primeiro Homem de Ferro de 2008 e dizendo que de lá pra cá a Marvel fez e aconteceu nos cinemas. Vou tentar ir direto ao ponto: A Marvel sabe o que faz! E mesmo quando aparentemente erra na mão em uma, consegue tirar as boas coisas dos erros e trazer essas coisas de maneira genial para outra. O "erro" a que me refiro é a Vingadores: A Era de Ultron, um filme que me vendeu expectativas ( e à milhares de outros) e me entregou uma caixa com um conteúdo diferente do prometido. Quanto ao acerto, é claro que me refiro à Capitão América: Guerra Civil. E que acerto...


Em primeiro lugar eu devo agradecer ao meu grande amigãozão do peito, Rafael Silva, que me convidou pra ir ao cinema ver o filme e me fez serelepe e feliz. Valeu, Rafa. E a participação do Rafa nessa empreitada também serve para ilustrar como o "público civil" (não leitor de quadrinhos) enxergou o filme. Acontece que ele é a prova viva de que o filme não é apenas um prato cheio para o fã de quadrinhos ávido por uma boa adaptação, o filme também é um mega blockbuster de ação de primeira linha, além de fazer parte de um universo cinematográfico tão bem construído, que basta assistir ao filmes sem conhecimento de quadrinhos pra ter um panorama geral sólido e claro dos fatos. Ao contrário de Batman v Superman, que joga tantas referências em tela que faz o público civil ficar se perguntando "MAS O QUE DIABOS ESTÁ ACONTECENDO?"  a cada cinco minutos. Sério, tenho uma colega de faculdade que disse que Batman v Superman tava tão chato e cheio de plots e sub-plots que ela só foi saber quem era o Batman depois de uma hora e meia de filme, quando as coisas realmente começaram a acontecer. E a partir do fator ritmo que eu inicio minha análise pra valer! 



Batman v Superman foi uma grande decepção pra mim. Tanto pelas falhas brutais de roteiro, pela salada de referencias jogadas na trama de forma caótica e, principalmente, pelo seu ritmo EXTREMAMENTE lento no inicio. A diretora Lexi Alexander falou nos extras do mediano Justiceiro: Zona de Guerra que um filme de ação deve mostrar algo nos primeiros 15 minutos ou o público perde o interesse, e isso é algo que os irmãos Russo parecem saber muito bem. Ao passo que Batman v Superman é aquele cara que fica falando sobre o clima numa fila de banco que parece não andar, Guerra Civil é aquele papo descontraído com os amigos que você não quer que termine tão cedo. Ele começa à 200 por hora e desacelera nas curvas só pra te lembrar "Olha, tem uma baita reta ali na frente. E não é só isso! Tem uma rampa gigante no fim dela! Se prepara!"; e você é banhado numa torrente de adrenalina e cenas espetaculares e grandiosas que só um filme cheio de super-seres pode te oferecer.

A história adapta a saga dos quadrinhos aos acontecimentos do universo cinematográfico da Marvel de um modo sagaz e extremamente coerente. Inclusive, mantendo o motivo de Tony Stark tomar a decisão de ficar do lado do governo em uma cena que é um baita soco no estomago e, arrisco a dizer, muito melhor que a das HQs. A trama, como todos bem sabem, é uma sequencia direta dos acontecimentos tanto de Soldado Invernal como de  Era de Ultron, e não apenas fará os Vingadores enfrentarem as consequências de seus atos durante suas ações (ao contrário de um certo Homem de Aço) como fará a amizade entre o Capitão e Buck ser o fio condutor da trama. Trama essa que se arrisca ao colocar tantos personagens juntos, mas que distribuí de forma magnifica o peso entre eles e ainda guarda a porção de protagonismo ao homem que dá título ao filme.



Das novas aquisições ao time, temos Homem-Formiga em seu primeiro encontro com os demais Vingadores além do Falcão, um SENSACIONAL Pantera Negra que te faz ficar ansiosíssimo pelo filme solo do personagem e, é claro, o meu herói favorito e motivo principal pela minha empolgação quanto ao filme, o Homem-Aranha. Agora, vamos por partes.

O Homem-Formiga aparece tardiamente e em uma cena tão simples, mas tão marcante, que te faz pegar simpatia instantânea pelo personagem caso você não tenha visto seu filme solo. Claro que o carisma de Paul Rudd é culpado por esse efeito.Aliás, o personagem é responsável por uma das mais ÉPICAS cenas durante a batalha principal, a qual me deixou com um sorriso idiota na cara e mostrou que seu próximo filme poderá ser grandioso.

"Ei, olhem. É o Capitão América!"

Chadwik Boseman nos entrega um príncipe T'Challa nobre, virtuoso e de poucas palavras. E um Pantera Negra ágil, implacável e que se mostra um inimigo à se temer. O personagem rouba a cena em todas as cenas em que aparece e nos oferece algumas das sequências de ação mais eletrizantes do filme. Em uma de suas ultima cenas no filme, sua nobreza se mostra incontestável. E que o filme solo venha logo!


Agora, o Homem-Aranha. Ah, o Homem-Aranha...FINALMENTE nas mãos da Marvel e FINALMENTE um Homem-Aranha sem "poréns". Entendam, sou fã do primeiro filme da trilogia Sam Raimi mas nunca fui com a cara do Tobey Maguire. Seu Homem-Arranha era silencioso e seu Peter Parker era depressivo demais. Quanto ao Aranha de Mark Webb, eu sempre gostei da persona de Andrew Garfield na pele de Peter Parker. Ele era engraçado e simpático quando estava sem o uniforme e genialmente hilário quando estava devidamente trajado. O grande problema é que esse era o Aranha certo nos filmes errados. Os fiascos e equívocos de roteiro acabaram enterrando a franquia e isso originou o acordo entre Sony e Marvel, resultando no Aranha que é visto em Guerra Civil.


Em primeiro lugar é preciso ter em mente que a participação do personagem é curta no filme, mas é extremamente marcante, ganhado FÁCIL o selo de "Melhores Momentos do Filme". Tom Holland nos entrega um Peter juvenil, bem humorado, que mostra certa timidez  e que consegue passar o ar de "fã da ciência" e de "faço o que faço por que meu tio morreu" sem precisar falar nada disso em voz alta. Aliás, a fala onde ele explica à Tony Stark o por que de se tornar o Homem-Aranha te faz sentir o peso da coisa toda sem nem ao menos tocar no fato de que o menino teve um tio que o criou como um pai um dia. Afinal, todos já estão cansados de saber que o tio Ben morreu CHEGA DESSA PORRA!

Mas o verdadeiro show começa quando o Homem-Aranha se apresenta devidamente uniformizado! O personagem FEDE à fidelidade aos quadrinhos. São piadinhas hilárias disparadas feito balas de metralhadora, piadinhas visuais, movimentos acrobáticos sensacionais, cenas de porradaria dignas das melhores HQs do personagem e uma interação tão sensacional com Tony Stark que te faz torcer para que o boato de que o Homem de Ferro estará no filme solo do personagem seja verdade.


Ah, e quanto ao uniforme, a Marvel conseguiu sair do melhor uniforme já feito para o personagem nos cinemas. que é do Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro, e nos trouxe um uniforma que traz elementos novos e ainda se mantém fiel ao original. Arrisco dizer que faz frente ao supracitado uniforme de seu filme solo anterior mas ganha pontos extras a favor pelo fator "olhos que se movem". Muita gente fará comparações inevitáveis com o Deadpool, que trouxe isso pras telonas primeiro, no entanto aqui é um dispositivo com uma explicação que acaba resultando em um efeito pra lá de bacana em cenas chave. Sem falar que nos quadrinhos mexer os olhos da máscara nunca foi novidade para o personagem, só que lá era puramente estético. E beeeem antes do Deadpool...


Quanto aos demais personagens, temos um Tony Stark mais silencioso e contemplativo, porém quando seu senso de humor volta, as piadas continuam sendo como oxigênio para ele. Ou seja, Robert Downey Jr. fazendo bem o que sabe fazer melhor. Temos um Capitão América mostrando mais nobreza e heroísmo que um certo azulão da distinta concorrência. O Falcão nos mostra que não é tão "classe b" como pensávamos em cenas de combate que mostram claramente que o treinamento com o Capitão rendeu ótimos resultados.Temos um James Rhodes que...bem...é o Máquina de Combate, o cara que quebra o galho quando precisa, só que com uma armadura muito mais fodona. Temos uma Feiticeira Escarlate e um Visão engatando um romance sutil . Destaque para o Visão, a maquina mais humana que muito humano por aí. Temos um Gavião Arqueiro que aparece rapidinho pra trocar tapa mas é como ver aquele amigo chegar numa festa em que você estava sentindo falta justamente dele. E, claro, temos a Viúva Negra sendo...bem...a Viúva Negra. Elogio maior não há. A mulher está destruidora nesse filme.

Correndo sem perder a elegância. 

Ah, faltou falar dos vilões! O Ossos Cruzados aparece ainda no inicio do filme é o estopim de todos os acontecimentos que levarão ao ato de registro e a vindoura batalha entre Capitão América e Homem de Ferro. Sua participação é breve, mas os estragos dela são profundos.



O Soldado Invernal, o bom e velho Buck Barnes, está de volta no papel de antagonista.Só que dessa vez de maneira muito mais involuntária. Agora o dilema do personagem se torna tamanho que você chega a sentir pena do coitado. Isso sem falar que ele é responsável por um dos plot twists mais importantes de TODO O UNIVERSO MARVEL NO CINEMA! Acreditem, a coisa é de ma magnitude que a galera do cinema ficou perplexa a ponto de exclamar em voz altas coisas como "eita" e "não acredito".


Quanto ao vilão que acabou sendo escondido durante os trailers e fica até um pouco de lado durante o filme, mas que orquestra toda essa budega, bem,,,eu não pretendo revelar pra quem ainda não sabe mas digamos que o cara ficou bem longe de sua contraparte nos quadrinhos tanto fisicamente quanto em termos de motivações. Isso poderia ser algo extremamente negativo, no entanto torna o personagem tão humano que suas motivações te fazem questionar a real natureza do sujeito. E isso acaba sendo um ponto extremamente positivo, ao meu ver. 

Em linhas gerais, Capitão América: Guerra Civil é aquele filme que vai agradar ao publico civil e fazer o fã fervoroso ficar com um sorriso bobo o filme inteiro. Não sei se ultrapassa Capitão América: Soldado Invernal como melhor filme da Marvel mas, com toda certeza, iguala em qualidade, sem falar que é um showcase do que vem aí no universo Marvel.O filme prova que a Marvel pode, sim, fazer filmes com um tom mais sério sem perder o humor característico, prova que os irmãos Russo são verdadeiros gênios da ação non-stop, mostra que a Marvel é a verdadeira e ÚNICA casa do Homem-Aranha e mostra que a Marvel não está nem perto de deixar o gênero "super-herói" estagnar nos cinemas.

Nota:9,0  

Nenhum comentário:

Postar um comentário