segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Wolverine como ele é! Parte 1

Wolverine evolução
Ou, pelo menos, como deveria ser...

Olá, jovos e jovas! Se você acompanha a coleção de graphic novels da Salvat e mora em São Paulo, Rio de Janeiro ou Paraíba, já deve ter visto que o ultimo lançamento em banca foi Wolverine: Origem. Bem, eu já vinha planejando fazer este texto há algum tempo, mas fui protelando,protelando,protelando...até que meu parça Diogo Silva, vulgo Churrumino (integrante Schröndingerniano dos Superamichespois você nunca sabe se ele faz ou não parte do site...) perguntou lá no Facebook se a HQ valia o investimento. Foi aí que me senti compelido a parar de protelar e, finalmente, expor como é o Wolverine em minha "cronologia pessoal". Qual a verdadeira origem do baixinho canadense? Como um escritor pode errar tanto? Como um desenhista se torna escritor à moda caralha e pode acertar tanto? Essas e outras respostas a seguir, no Hellbolha Repórter!

Wolverine:Origem

                                            "O Despertar da Fera". Um título cheio de promessas...
Bem, nada mais justo do que começar pelo "suposto começo". Quem acompanha as histórias do carcaju à muito tempo sabe que ele não lembrava muito de seu passado e isso sempre foi o estopim para várias histórias de merda que sempre envolviam implantes de memória e mudanças constantes no passado do velho Logan. Depois de muito cabaré, Paul Jenkins resolve que é hora de contar a "origem definitiva" do personagem e nos entrega, ao lado do desenhista Andy Kubert e do colorista Richard Isanove, Wolverine: Origem, uma mini-série em 6 partes com uma arte bacana, uma linda pintura digital...e um roteiro MEDONHO!
Wolverine_origin1
Na história conhecemos o jovem e doente James Howlett, filho de John Howlett, um homem bem sucedido mas que vive em pé de guerra com o pai e tem uma esposa mentalmente instável. Também conhecemos a narradora da história, Rose, uma jovem ruiva que toma conta do pequeno James. É através das anotações em seu diário que conhecemos um pouco mais cada personagem que vive na mansão Howlett, bem como os que vivem ao seu redor, como o caseiro Logan (!) e seu filho, o pestinha chamado apenas de Cão.

A partir de agora eu vou despejar spoilers, então se você ainda não leu e pretende fazê-lo, pare por aqui!

Spoiler Alert
A história, inicialmente, se desenvolve mostrando a conturbada relação de amizade entre James, Rose e o imprevisível Cão. Enquanto James desenvolve um amor puro e inocente por Rose, dada a sua criação cheia de cuidados e sua natureza frágil, Cão demonstra seu amor pela moça de uma forma mais agressiva, fruto da criação dura e violenta que seu pai lhe deu. Porém, como Rose tem mais cuidados com o pequeno James (afinal, ela está ali pra isso) Cão acaba desenvolvendo um ciúme doentio o que o leva a tentar atingir James de todas as formas e maneiras possíveis, seja com agressão fisíca ou mesmo psicológica, como quando ele mata o cachorro de estimação de James a sangue frio bem diante de seus olhos. Essa atitude, aliás, é a responsável por desencadear toda a série de eventos que viria a destruir a família Howlett, já que descobrimos que o velho Logan sentia inveja de tudo que John tinha, inclusive de sua esposa, pela qual Logan era apaixonado. 
Thomas Logan, o pai do Cão. Lembra alguém...?
                            Thomas Logan, o pai do Cão. Lembra alguém...?
Após ser expulso da propriedade dos Howlett, Logan resolve que é hora da vingança. Ele planejar roubar o cofre da mansão e fugir com Elizabeth, a esposa zureta de John. Acontece que John apanha Logan no flagra e acaba sendo executado na frente do pequeno James (mas esse moleque só vê desgraça...). Em um acesso de fúria, o pequeno James acaba ferindo Cão no rosto e mata o velho Logan com suas...garras! Mas não antes de descobrirmos que Logan é o verdadeiro pai de James.  Confuso e assustado, o pequeno James chora com o que acabara de fazer e busca consolo nos braços da mãe, o qual o repudia como uma doença. É nesse momento que "descobrimos" a origem de três cicatrizes que Elizabeth tem na lateral do tronco. Elas haviam sido feitas pelo pequeno Logan de forma inconsciente anos antes.
No último quandro descobrimos duas coisas: As garras do Wolverine já existiam (ideia que detesto) e que Andy Kubert NÃO SABE DESENHAR CRIANÇAS!
No último quandro descobrimos duas coisas: As garras do Wolverine já existiam antes do adamantium  (ideia que detesto) e que Andy Kubert NÃO SABE DESENHAR CRIANÇAS!
O pequeno James corre em desespero pelo imenso jardim-labirinto da casa sob a forte tempestade que se abatia. Rose o segue e o encontra em posição fetal, aos prantos. Na mansão, Elizabeth chora a morte de seu amado Logan e caga litros para o seu nada amado John. Ele se suicida com um tiro de espingarda na têmpora. Apenas o ferido cão permanece em pé entre os mortos.
Sabendo da tragédia, o velho Howlett, avô de James, dá uma quantia de dinheiro a Rose e exige que ela suma com o "monstro",  afim de evitar mais mácula ao nome de sua família. Rose e James vão morar em uma pequena comunidade em Alberta no Canadá, onde James irá agir como uma bichinha e chorar por quase 200 páginas...
Essa será a principal fala do jovem Logan por 200 páginas. Ah, e Andy Kubert ainda não sabe desenhar crianças...
Essa será a principal fala do jovem Logan por 200 páginas. Ah, e Andy Kubert ainda não sabe desenhar crianças...
Wolverine: Origem é um dramalhão digno de novela mexicana! Com um roteiro mequetrefe e um pré-Wolverine que te faz desejar ver o fator de cura dele falhar para que ela possa MORRER DE TÃO CHATO! Lembro que quando foi anunciado em 2000, TODAS AS IMAGENS eram focadas no personagem Cão. Isso fazia com que todos acreditassem que ELE era o jovem Logan. A história mesmo aponta pra isso o tempo todo, afinal o nome do pai do Cão (credo...que frase estranha) é Logan. O velho Logan é a CARA CAGADA E CUSPIDA do Logan/ Wolverine. Cão é desenhado com os traços de um jovem Wolverine, inclusive a cor do seu cabelo muda quando ele cresce de forma ridícula dando a impressão de que Paul Jenkins pesou "genialmente" em nos dizer "Há! Viu? Não era ele o tempo todo!". E esse é um plot twist que caga a coisa toda, em minha fecal opinião!
Cão na adolescência. Esse cabelo muda de cor 3 vezes na história. Um ideia
Cão na adolescência. Esse cabelo muda de cor 3 vezes na história. Um ideia "genial" de Paul Jenkins para nos confundir?
O problema da história toda está justamente no choroso James Howlett. Um personagenzinho detestável que em momento algum te deixa fazer o link com a persona turrona, durona e extremamente carismática que viria a se tornar. Paul Jenkins quis desconstruir o Wolverine e nos entregou um moleque doente, afeminado, que fala feito o cebolinha no inicio (essa parte é nojentamente ridícula) e que tem como maior saída para todo e qualquer problema...chorar! É sério! Em dado momento da história, James adota a alcunha de Logan, tanto para esconder sua "origem Howlett" quanto pelo fato de estar a cara do pai. Ele tem como nêmesis um gorducho grandalhão chamado Cuca que sempre o enche de bolacha, mas Logan sempre acaba sendo salvo por um bom homem chamado Smitty. Em uma dessas tretas, Logan acaba correndo aos prantos (de novo..) para a floresta, onde acaba encontrando uma matilha de lobos e acaba adotando os bichinhos como família indo ,vez ou outra, dar um rolê com eles. Aí você pensa "Ah! agora sim! Agora nasce o velho e bom Wolverine!" certo? Errado! Mesmo se tornando um caçador habilidoso e ganhado instintos animais, Logan passa CINCO dos SEIS capítulos sendo um chorão que não sabe revidar uma agressão sem precisar de um lenço.É revoltante!
OH, MEU DEUS! UM LOBO FEROZ! Acho que vou deitar e chorar...
                OH, MEU DEUS! UM LOBO FEROZ! Acho que vou deitar e chorar...
E é nesse capitulo final que a coisa desanda e que vemos que Paul Jenkins quis criar todo um background pros afetos e desafetos futuros de Logan. Tudo de forma muito vagabunda e imbecil! Primeiro temos o óbveio fetiche de Logan por ruivas nascendo na forma de sua paixonite por Rose. Depois temos sua frustração por não poder ter a ruiva pelo fato de ela amar outro, primeiro de forma sútil com seu pai, John, depois de forma definitiva com o bondoso e grandalhão Smitty. E a cereja do bolo de merda vem na forma de um adulto Cão. Como já dito anteriormente, a cor do cabelo do vilão muda de preto para loiro, já que agora sabemos que ele NÃO É o Wolverine. Ele aparece com todas as feições de outro personagem que viria a dar trabalho pro baixinho canadense no futuro, o Dentes de Sabre. Só que sem o fator de cura. Aliás, creio que o personagem tenha nascido do boato que corria nos anos 80/90 de que o Dentes era, na verdade, pai ou irmão do Wolverine.
Não! Este não é o Dentes de Sabre. Acredite...esse é o Cão adulto.
                   Não! Este não é o Dentes de Sabre. Acredite...esse é o Cão adulto.
Temos ainda a cena final com a morte da Rose de uma forma quase "Video Cassetadinesca". Ela TROPEÇA sobre as garras de Wolverine e perece de uma forma vergonhosa. Isso leva Logan a se isolar nas montanhas canadenses. Ao fim de tudo, Cuca usa o diário de Rose como combustível de lareira e todo o registro dessa época da vida de Logan se perde. Estranhamente, dá vontade da fazer a mesma coisa com essa HQ...
A
                                                           A "poética" morte de Rose.
E assim terminamos essa primeira parte, concluindo que algumas coisas não precisam ser contadas. Pelo menos não quando você só tem uma ideia de merda pra por adiante. Essa porcaria ainda ganhou uma sequencia intitulada de Wolverine: Origem 2 (WHAAAT??), dessa vez desenhada por Adam Kubert , escrita por Kieron Gillen e colorizada de forma mais tradicional por Frank Martin (Carga Explosiva...?). Nesse segundo capítulo Logan está vivendo com os Lobos nas montanhas canadenses e acaba sendo capturado e colocado em exibição em um CIRCO! É nessa história horrenda que acabamos finalmente descobrindo a origem das tretas entre Wolverine e Dentes de Sabre em uma história tão merda que repete quase todos os erros da primeira mini série mas com o mérito de criar novos e medonhos erros. Uma lástima tão grande que nem sei se foi lançada no Brasil ainda...
Socorro...
                                                                             Socorro...
Enfim, fiquem atentos para a segunda parte onde falaremos da UNICA, VERDADEIRA e ABSOLUTA origem do nosso querido Wolverine: Arma X! Não perca e descubra como não ter um roteiro definido as vezes pode ser a melhor coisa do mundo! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário