segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MotherFuckerComics #2 : Criminal – Covarde


                  
Olá pessoinhas!Atendendo a inúmeros pedidos (dois, na verdade! E da mesma pessoa), e percebendo que eu nunca vou virar um dizainer mesmo, resolvi tentar a fama da maneira mais fácil e suja: escrevendo idiotices na net. E pra celebrar meu retorno triunfal (nem tanto), vou falar de uma das melhores histórias policiais da atualidade: Criminal, de Ed Brubaker e Sean Phillips.

COVARDE É A MÃE!!!

                O 1º volume de Criminal, que agrupa as edições #1 a #5 da série original, que equivale ao arco Covarde, foi lançada aqui em 2010, pela Panini.
                A edição é bacana, o que nem sempre é comum nos encadernados da Panini. A merda da história é a edição ser capa dura, o que joga o preço lá em cima!Em média, você encontra por 40 dinheiros, o que não é pouca grana, principalmente levando em conta que o brasileiro comum é meio liso, e leitor de quadrinhos é mais liso ainda, então multiplique falta de dinheiro por dois. Meu amigo e chefe Hellboy já disse aqui da fuleragem da Panini com essas edições capa dura, mas nunca é demais lembrar! Porque edições como as do Justiceiro, e a série Sandman Apresenta, tem um preço médio de 20 pilas, enquanto outras custam de 50 pra cima? Qual o critério pra botar preço nessa bagaça? Séries bacanas, como DMZ (bizarramente traduzida para ZDM) ou a própria Criminal, que poderiam alcançar um público muito maior, caso tivessem uma edição com capa cartonada, ficam encalhadas em livrarias, graças ao conhecimento de merda que a Panini tem do seu público! Abre o olho, Panini!

A HISTÓRIA
      


                Leo Patterson é um batedor de carteiras de primeira linha! Filho de um batedor, criado por um batedor, crescendo com batedores, é difícil pensar que esse puto pudesse fazer outra coisa. Porém, Leo tem uma particularidade em relação a seus colegas de ofício. Ele não comete grandes crimes, e todo risco que corre é friamente calculado. Por causa disso, e pra não deixar passar a chance do bullyng, todos o chamam de covarde, embora essa “covardia” se deva ao fato de que seu pai acabou preso, e ele não queria acabar do mesmo jeito. Mas será que a história é mesmo tão simples assim?
                Seymour, outro criminoso, aparece com Jeff, um policial corrupto, propondo a ele participar do roubo de cinco milhões de dólares em diamantes. De inicio ele recusa, mas Seymour manda Greta, viúva de um amigo de Leo que morreu no último esquema que eles tinham participado com Seymour, falar com Leo, pra convencê-lo a entrar na parada. E claro, o cabaço entra.
                A partir daqui começa a história pra valer. Mentiras, trapaças, romances furtivos, tudo que se espera de uma boa HQ policial, você encontra em Criminal. Mas, embora possa parecer que é tudo um clichê, não é bem assim que acontece. A história é cheia de reviravoltas, quem era legal fica escroto, quem era escroto fica legal, e coisas que você não espera que aconteçam, acontece. Melhor não me estender, pra não dar nenhum spoiler.
                       

                Outro ponto bacana da história é a arte. Os desenhos de Sean Phillips, que é mais conhecido por seu trabalho em Marvel Zumbis (MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERDA), aliados as cores de Val Staples (que eu reconheço, nunca tinha ouvido falar), dão o clima noir que a história precisa. Os enquadramentos, a narrativa, o desenho sujo, fazem com que Criminal acerte na mosca.
                Por essas e outras, garotinhos e garotinhas, é que eu recomendo muito Criminal – Covarde, uma excelente história policial, como há tempos não se via. A Panini também lançou o 2º volume da série, Lawless, que, ao que tudo indica, foca na história de alguns personagens que são apenas citados em Covarde. Eu ainda não li, já que só a Panini acha que eu tenho mais 40 contos pra torrar assim, do nada. Mesmo assim, se você tem, gaste, pois Criminal é nota 10 em quadrinhos bacanudos!E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário