terça-feira, 11 de setembro de 2012

Hellbolha. Review : Batman -O Cavaleiro das Trevas :Parte 1


Olá,negada! Sim! Eu sei que não é dia 27 e que o DVD/Blu ray do morcegão só será lançado nesta data! Porém...como sou integrante da critica especializada, recebi uma cópia prévia do novo longa animado do morcegutcho: Batman-O Cavaleiro das Trevas: Parte1! E oque achei? Beeeem...
Eu, a alguns posts atrás, disse que esse seria o segundo melhor filme do Batman do ano! Mas,sabe...eu devo confessar...eu me diverti MUITO MAIS nos 75 minutos de "Cavaleiro das Trevas: Parte 1" do que nos 160 minutos de "O Cavaleiro das Travas Ressurge"!


Como eu já havia dito, um dos grandes problemas (pra mim) em TDKR é que temos pouco Batman em tela! Oque, obviamente, não é ocaso em OCDT:Parte 1!
Pra quem já leu a HQ (mais informações,aqui: http://hellbolha.blogspot.com.br/2012/05/o-cavaleiro-das-trevas-animacao-confira.html),sabe que quando retorna, o Batman chega chutando o pau da bat-barraca! E tapa na orelha, dedada nos olhos, chute nas canelas...sem dó nem piedade! E mostra quem é que manda nessa porra, com o uso da velha e boa violência desvairada e sem sentido! E muita gente ficou preocupado que a Warner fosse amenizar essa violência crua que o velho Frank Miller tanto ama! Bem, devo dizer que algumas cenas foram amenizada sim...pero no mucho....


Este sangue TEM COR na animação...
As primeiras aparições do Batman de volta ativa são coisa de maluco! Muito bem adaptadas, captam com perfeição o clima da HQ e mostram,de maneira genial, que o Batman já não é mais o garotão de antes! E se, pra isso, tinhamos longos trechos de narrativa em off  na HQ, no longa se resume a uma fala de um dos bandidos ao ouvir os passos do morcegão denunciando sua localização em meio as sombras: " Isso é muito estranho...ele não fazia barulho antes..."! Muito bom!

"Ai,ai...eu tô velho demais pra essa merda..."
Aliás, a narrativa em off, ao contrario de "Batman-Ano Um", foi totalmente limada aqui! Tudo e prol do ritmo,claro! Outro ponto mudado a favor do ritmo foram as cenas dos telejornais! Elas estão mais curtas e diretas mas,devo confessar, isso ajuda muito no andamento da história!


Mais rápido e sem frescuragem!
 Eu re-li a HQ a algum tempo e devo dizer que, em alguns momentos, esse recurso deixava a história excessivamente lenta e quase chata de se ler...tudo graças a textualidade de vovô Frank!Ele pode até ter aprendido muito com a narrativa visual do mangá com lobo solitário mas, sempre será da velha escola dos comics de Stan Lee, onde se alguém peida...o balãozinho explica!
E por falar em deixar de lado, alguns momentos chave foram modificados para "não ofender" o publico americano,creio! As torres gêmeas  de Gotham que sofrem o atentado do duas caras, nunca são citadas como torres gêmeas! Ele é chamado apenas de "Edificio Gotham Life"! Outra cena, que é também uma das mais icônicas da HQ, foi suavizada: O sucidio do general que fornecia armas aos mutantes acabava com o Btaman segurando o seu corpo envolto na bandeira americana!


 No filme, Batman deixa a arma na mesa do general e sai, ouvindo apenas o estampido da arma em seguida!
Mas a parte que merece realmente destaque nessa animação é a luta do Morcegão contra o Lider Mutante!Cara...que luta foda!!!
Na primeira ,se você já leu (se não leu,FODA-SE! Está sabendo agora...), sabe  que o morcegão leva um pau doido que deixa o velhinho só o caco e só escapa graças a ajuda de  Carrie Kelley, a nova Robin (dessa vez,uma garota pra fazer sentido naquela roupinha ridicula...)!


Mas quando ele volta pro segundo round...meu amikinhus...só tenho uma coisa a dizer: A luta final do contra o Bane em TDKR ,fica duas vezes mais lixo perto dessa!
Longa e violenta pra dedéu (mas sem o chute nos ovos que transformou o Batman em eunuco), os animadores fizeram um ótimo trabalho dando peso aos golpes e ainda deixando com cara de MMA!


Destaque por desfecho com a celbre frase do Morcegão depois de receber uma provocação do Lider Mutante: "Você não entende filho! Isso não é uma poça de lama! É uma mesa de operação! E eu sou o cirurgião!"!
Esse é o bom e velho (literalmente) Batman!
Destaque também pra musica! Em determinados momentos lembra o tema de Hans Zimmer pra o Batman do Nolan ( na cena da primeira aparição do Batman) e as vezes lembra a musica de Danny Elfman do Batman de Tim burton (na invasão ao covil dos Mutantes)! Sombria e muito bem executada!
Eu assisti a versão dublada e devo dizer...A voz de Marcio Seixas nunca casou tão bem com o Batman antes! E vi trechos da versão original (a qual vou assistir mais tarde) e devo dizer que Peter Weller (o eterno Robocop) fez um trabalho incrivel! Te cuida, Kevin Conroy...


Enfim, na minha opinão fecal é uma boa adaptação Sim!O traço do Frank Miller parece ter sido feito pras animações da Warner/DC e é emulado muito bem! Todos o elementos que tornaram essa uma grande HQ estão presentes, talvez não em sua totalidade, mas de maneira muito competente! É divertido, empolgante e dá vontade de assistir de novo e de novo e de novo...
E a cena final, com um certo sorriso maniaco que todos amamos, só faz crescer a ansiedade pela parte dois!




Nota: 9,5

Que pena que a divisão de animação direto pra DVD da DC/Warner fechou...
Espero que eles apenas mudem de mídia e continuem produzido pra o mercado on line! Por que, se tem um lugar onde a DC/Warner  faz bonito,é na animação! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário