segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Hellbolha. Review HQ- John Constatine Hellblazer: A Cidade dos Demônios!


Olha, eu confesso: Sou um prego quando se trata de Hellblazer! Nunca fui leitor das histórias de John Constatine e só fui procurar conhecer mais a fundo o personagem depois do filme com o Keanu Reaves! Filme divertido até, mas com um Constantine que pouco tinha a ver com sua contraparte de papel! Então comecei a ler suas aventuras pela falecida revista "Pixel Magazine" e, caras...como me arrependo de não ter começado a ler Hellblazer antes...
E eis que a Panini, em meio ao lançamento dos encadernados com a republicação das melhores histórias do mago mais foda dos quadrinhos (encadernados que não comprei...AINDA!), lança um com uma edição especial com uma  história inédita!
"John Constatine Hellblazer: A Cidade dos Demônios", conta uma história a lá Seven! Só que muito mais violenta!


A história começa com Constantine tomando uma cerva em um bar no subúrbio de Londres,quando resolve sair pra dar uma tradicional tragada em seus velhos companheiros cancerígenos (oque rende até uma piadinha) quando é abordado por dois moleques que tentam assalta-lo! Claro que os moleques falham miseravelmente (e isso sem que Constantine tenha que levantar um único dedo)!
Depois disso ele presencia um atropelamento e corre pra ajudar! Mais a frente, ele descobre de forma inusitada a identidade da vitima: Ele mesmo!


Achando que isso tinha sido armação de algum demônio tentando se apossar de sua alam imortal, Constantine resolve interrogar todos os outros espiritos do local em busca de resposta! Momento que  também rendem alguma piadinhas de humor negro!
Para surpresa do velho John, parece que não há nenhuma entidade envolvida dessa vez! Os médicos conseguem traze-lo de volta e, 3 meses depois, John está liberado!
Oque ele nem desconfia é que dois médicos ocultistas pegaram uma amostra de seu sangue amaldiçoado e, após fazer testes com animais com resultados assustadores, vão começar a fazer testes em humanos! E o resultado não vai ser nada bonito...
Com roteiro de Si Spencer ( "Books Of Magik-Life During Wartime","Juiz Dredd") e arte do espetacular Sean Murphy ( "Vampiro Americano-Seleção Natural", "Joe- O Bárbaro"! Só li dois trabalhos do cara e ele já entrou no hall de meus desenhistas favoritos!), este encadernado tem uma das histórias mais divertidas que já li! Não é uma obra prima! O primeiro e o segundo capitulo tem uns sub-plots curtos que talvez fossem dispensáveis e fazem a história parecer demorar a engrenar!Mas quando engrena, o bicho pega!


Como eu já disse, a história lembra aquele climão do filme "Seven-Os Sete Crimes Capiatais"! Tensão, mortes violentas e perturbadoras e uma reviravolta no final! A diferença é que em "Seven", tinhamos apenas um assassino! Em Hellblazer, qualquer um pode ser um assassino em potencial! E essa é a parte mais foda da história! Cada pessoa infectada com o sangue do Constantine se torna cruel de acordo com sua psique, pois não acha que está fazendo algo errado ao matar!
Uma das cenas mais perturbadoras (e uma das minhas favoritas) é quando uma escultora resolve elevar sua arte com gesso a um novo status!


 Ou ainda a parte em que uma mulher ultra ambientalista resolve fazer uma coleta de reciclagem completa! De dar embrulho no estomago...
O roteiro tem seus altos e baixos mas a arte...puta merda! Sean Murphy é foda DEMAIS!!!


Seu estilo lembra uma fusão de Mike Mignola e Leinil Francis Yu mas com um estilo muito único! Ele consegue trazer um clima "noir pop" a trama e seus enquadramentos são espetaculares! Tem uma cena em que John caminha em uma ponte que dá a impressão de que você está lá,tamanha a imersão que a cena causa! O cara é muito bom! Se você não leu "Vampiro Americano-Seleção Natural", eu mais que recomendo! Uma história de terror com um clima de aventura no melhor estilo "Indiana Jones"! Muito legal!


No final, ainda somos brindados com um pequeno conto escrito e desenhado por ninguém menos que Dave Gibbons, desenhista do "feladaputicamentefoda" Watchmen! E o traço do cara continua foda demais também (apesar de ele só fazer uns 5 ou 6 desenhos)!

Então é isso! Tá afim de ler uma coisa legal e sem compromisso no meio de um reboot cheio de firulagens e titulos vergonhosos que não sabem ao certo pra ondem vão?John Constantine Hellblazer-A Cidade dos Demônios! É John Constantine em seu estado mais puro e "filhadaputico" possivel! Ou seja: é impossivel não gostar!

Nota: 8,5


PS: Mais uma vez adiando a segunda postagem do nosso redator Lafaiete Anderson, por que ele teve que levar seu cachorrinho,o Senhor Crumb, para o veterinário! Apenas checagem de rotina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário