quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MotherFuckerComics #7 – Wolverine Arma X



                Hello, giant freaks! Essa semana, um clááááááááááááááássico dos quadrinhos: Wolverine – Arma X, do mestre Barry Windsor-Smith. Essa é simplesmente a melhor história de algum membro dos X-Men, e uma das melhores histórias de todos os tempos.
                Antes de mais nada, que fique bem claro, eu detesto X-Men. Tem personagens demais, subtramas demais, encheção de ovo demais, e carisma nenhum! Na década de 1990, quando o Jim Lee estourou, e só tinha revistas dos X-Men nas bancas, eu costumava passar longe de lá, tamanha a hostilidade que eu tinha dos personagens. Só comecei a curtir um pouco quando começou a passar aquele desenho deles na Globo, principalmente por causa do Wolverine, de longe, o personagem mais interessante do grupo.
                Para situar você que é mais novo, nos anos 90 aconteceu à explosão da Image Comics. Os gibis deles se resumiam a silicone e metal(mulheres), e anabolizantes e metal(homens). História não existia, apenas porrada, pausa pro cafezinho e mais porrada. No entanto, ao passar certo dia pela banca em que eu costumava comprar meus gibis, lá em Cidade Ademar (snif, snif), na periferia de SP, um gibi me causou certo incômodo. Era a revista Wolverine Extra #1, com a história do Arma X, vendida na época como a origem do Wolverine. A capa da revista tinha um Wolverine todo estourado, com um traço totalmente a parte do que se via nas outras revistas. Juntei uma grana, já que a revista era o dobro do preço das revistas de linha. Mermão, foi um dos dinheiros mais bem gastos da minha vida, de longe o mais bem gasto da infância.

                A história começa com Wolvie divagando, fudidaço, em um albergue qualquer. De repente, a história corta para o laboratório da Arma X, onde a trama toda se desenrola. Lá, ficamos sabendo que Logan foi capturado em frente a sua casa, no Canadá, para fazer parte de um experimento. Esse experimento é comandado pelo Dr. Cornelius, e supervisionado e bancado por um professor bem sinistrão, que demora um pouco para dizer quais suas intenções. Ao longo da história, vemos que o tal experimento visa criar uma arma de guerra! Uma arma perfeita! A Arma X! Então, Logan foi escolhido por ter poder regenerativo, certo? Bem, vou deixar que você descubra isso quando ler, mas é o tipo de coisa que te incomoda um bocado, mesmo fazendo mais de 15 anos desde que eu li Arma X pela primeira vez.
                Você ir vendo como eles injetam o Adamantium no esqueleto de Logan é algo bem indigesto, e também o quanto o cara vai se fudendo ao longo do caminho. Todo tipo de destruição, tanto física quanto psicológica, vai sendo feita com o cara, o que explica muito sobre o que o personagem se tornaria algum tempo depois. Por isso, essa é considerada por muitos como a única origem do Wolverine que deva ser levada a sério! Depois de ler, você vai entender o porquê.

                Barry Windsor-Smith era um dos ilustradores do Conan, na época mais foda das histórias do cimério. Há quem o ache fraco, mas esses mereciam levar uma surra de gato morto no meio da praça! O legal do traço do cara, é que o desenho é terrivelmente incomodo. Esqueça esses desenhos bonitinhos, com linha clara e traçado perfeito. Aqui, as páginas têm um aspecto de inacabadas, como se ele tivesse parado elas no meio do caminho. Eu acho isso sensacional, afinal, todos nós deixamos a vida no meio do caminho, não é algo indiferente pra ninguém! Mas não ache que isso significa falta de técnica. Longe disso, o traço de Windsor-Smith é matador! Ele simplesmente preferiu seguir por um caminho mais visceral, ao invés de fazer desenhos no estilo Ursinhos Carinhosos.
                O roteiro da história também é sensacional. Windsor-Smith quebra mais um paradigma, aquele de que uma arte boa não costuma ser acompanhada de uma boa história, e vice-versa. Aqui temos um casamento narrativo perfeito, uma verdadeira história em quadrinhos.
                Arma X foi publicada nos anos 90 pela Abril, em uma edição chamada Wolverine Extra nº 1, e em outra edição especial da Abril, ambas em formatinho! É facilmente encontrada, e os preços costumam variar, então fique esperto, pra não pagar uma fortuna por algo que você consegue mais barato. Ela também foi publicada em 2002, senão me engano, pela Panini, dessa vez em formato americano e com capa cartonada. Essa edição tem como extra a primeira aparição da Lady Letal, inimiga do Wolvie bem conhecida entre as décadas de 80 e 90. Costuma custar uma pequena fortuna, em média 50 pilas. E lá vou eu reclamar de novo da Panini. Com tantos encadernados de séries de gosto altamente duvidosos, porque não lançar um capa dura de Arma X? Esse é o tipo de trabalho que venderia feito água, tanto pros fãs mais velhos (tipo eu), como pros mais novos, que gostariam de conhecer o passado de um dos mais importantes personagens da Marvel. Porque não, Panini?
        Honestamente, acho que vale mais a pena comprar a edição da Abril. Ela é bem bacana, e mesmo em formatinho, é Windsor-Smith, caraleo! Seja em formatinho ou em formato americano, Arma X é uma história que deve ser lida e relida várias vezes ao longo da vida. Porque sempre dá pra ir mais ao fundo do poço! E Logan descobriu isso da pior maneira! SNIKT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário