quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A magia animada de Robb Pratt!



Onde a animação 2D NÃO está morta!

Olha só, negadinha, em uma época onde as animações em CG ganharam tamanha força que se tornou cada vez mais raro ver uma animação tradicional nas telonas, um cara com um baita talento resolveu mostrar ao mundo que o jeito "old school" de animar ainda está vivo, respirando e chutando a bunda de muita animação "high tech" que existe por aí! O nome desse sujeito é Robb Pratt, e seu trabalho é maravilhar nossos olhos!


Pratt trabalhou na Disney em animações consagradas como O Corcunda de Notre Dame, Hércules e Tarzan (um dos favoritos deste que vos fala), o que é um baita comprovante de talento, dada a qualidade destas produções. E foi usando a experiência adquirida nesses anos de trabalho que ele decidiu homenagear 3 personagens clássicos dos quadrinhos. Sua primeira produção foi o já famoso...

 Superman Classic

Inspirado na clássica animação dos anos 40 produzida pelos irmãos Fleischer, Superman classic é um curta de 1 minuto que é uma verdadeira declaração de amor ao personagem e consegue trazer o espirito que Zack Snyder não conseguiu em 2 horas de filme. 

Ah, atenção especial aos 44 segundos, quando o Super devolve o brinquedo ao garoto. Trata-se da miniatura de um dos robôs que aparecem no episódio "Os Monstros Mecânicos", segundo da série dos irmãos Fleischer. Confere:


           


Bizarro Classic

A próxima produção de Pratt ainda tem a ver com o azulão. Mais especificamente em sua contraparte, o Bizarro! Aqui Pratt tem uma pegada maior no humor e, ao final do curte de um minuto e meio, você fica desejando que o vídeo fosse um longa metragem justamente por acabar na melhor parte.

Aqui vale ressaltar o pequeno making of ao final apresentado pelo próprio Pratt. É interessante ver o processo de produção , mais interessante ainda, é descobrir que a voz do Clark/Superman é feita por ninguém menos que John Newton, o Superboy da série de TV de 1988. Passe os óio:

         
            


Flash Gordon Classic

A ultima produção de Pratt foi uma homenagem a outro personagem clássico dos quadrinhos, que surgiu em 1936, apenas 3 anos após o "nascimento" do Superman. Trata-se de Flash Gordon Classic.

Aqui, Pratt trouxe todo o visual clássico criado pleo lendário Alex Raymond para a animação além do clima da cine-série de que durou de 1936 à 1940. O resultado é um curta um pouco mais longo (2:30 min) e com uma animação ainda mais fluida, por incrível que pareça.

A curiosidade aqui fica para, mais uma vez, o making of apresentado por Pratt que nos revela que a voz do personagem  Flash Gordon é feita pelo ator Eric Johnson, que interpretou o personagem na série de Tv de 2007. A surpresa pra mim não foi Eric Johson no cast de vozes, já que nem sei quem é o sujeito, a surpresa mesmo é descobrir que FLASH GORDON TEVE UMA SÉRIE DE TV EM 2007! Tenho até medo...


             

As produções de Robb Pratt nos fazem perguntar o por que não termos adaptações de HQs com essa qualidade técnica, principalmente agora que a Disney, senhora suprema dos longas animados, tem a Marvel em mãos. A DC anda carente de boas animações desde Flashpoint, só conseguindo um resultado positivo com a volta de Bruce Timm em Liga da Justiça: Deuses e Monstros. Mas, convenhamos, a qualidade técnica PASSA LONGE destes curtas. Demandaria mais tempo e dinheiro? Sim! Mas,a admita...seria PHODABAGARAI ver o vindouro A Piada Mortal com esta qualidade em um clima mais dark.

Enfim, Pratt prova que animações 2D ainda podem gerar bons frutos e ainda podem se unidas as animações 3D com uma qualidade incrível (algo que já foi visto no curta Paperman, da própria Disney). Agora é esperar pra ver qual o próximo curta Pratt está preparando pra nós. Uma coisa é certa...seja qual for, será FANTÁSTICO!

PS: se você quer saber um pouco mais sobre os detalhes da produção dos 3 curtas, vá até o canal do Robb Pratt onde ele posta storyboards, testes de cena além dos curtas em versão 3D! Para tanto, basta clicar AQUI !

Nenhum comentário:

Postar um comentário