quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Darth Vader e eu: Uma história de discordância.


Tava cá pensando com meus botões, e resolvi mexer nesse ninho de vespa...



Vou ser bem sincero e dizer que não entendo como surgiu a fama do Darth Vader ser o maior vilão do cinema de todos os tempos. Ele é icônico por causa do visual...beleza. Mas o cara é EXTREMAMENTE PODEROSO com a Força e tudo que faz é ficar enforcando gente que discorda dele ou não faz o que ele mandou, como um menino birrento.

"Pare de falar isso de mim...AGORA!"

Talvez pelo fato do senhor George Lucas não ter imaginado a Força sendo usada para grandes feitos, mas muito do que Kylo Ren faz nesse novo filme (como levantar um soldado enquanto o enforca e trazer para si, ou parar um tiro de laser com um movimento de mão) seria ações que caberiam bem a fama do Vader. Aliás, em tempo, não estou dizendo que o Kylo Ren é melhor que o Vader. Isso JAMAIS!

Um cara birrento que detesta obedecer ordens e que adora dar chilique quando as coisas não saem como ele planejou. Quem eu estou descrevendo? Valendo 10 pontos.

Outra coisa que não ajuda é a interpretação de teatro infantil de David Prowse, que só estava no papel por ser um fisiculturista de quase dois metros, o que não fez diferença nenhuma, já que seus músculos não se faziam notar embaixo do emblemático uniforme negro. Tudo que vemos é um cara alto balançando o dedinho frenético, tal qual sua mãe fazia com você quando você fazia malcriação no meio da rua, e isso não contribui em nada com toda a mítica criada em torno do personagem.

"Devolva meu headphone!"

Em minha opinião fecal, Darth Vader começou a funcionar melhor no Império Contra Ataca, onde ele enfrenta o Luke segurando o sabre com uma mão só enquanto o pequeno padawan do mestre Yoda segurava o seu com as duas como se sua vede depende-se disso (e dependia...), e no terceiro, quando ele conversa com Luke de forma contida, sem o balançar de dedinho anteriormente citado. Algumas de suas melhores encarnações estão nos jogos, como nos dois Force Unleashed, e no recente Star Wars Battlefront, onde ele aparece desviando tiros como se nada fossem, enquanto caminha em sua direção de forma ameaçadora

Aquela inevitável sensação de "fodeu"...

Enfim, creio que o Darth Vader do primeiro filme e o das sequencias são personagens bem diferentes. E a representação que vemos em jogos e animações são versões melhoradas dessa mudança, o que resulta em um personagem mais ameaçador e que faz maior jus a sua fama. Enfim, Star Wars:Rogue One vem aí em 2016 e teremos a chance de ver um Darth Vader usando a Força como deveria, derrubando naves com um balançar de mão, subjugando inúmeros inimigos e sendo o que todo mundo já pinta desde 1977: O maior vilão da historia do cinema. Aí, quem sabe, eu passe mesmo a acreditar nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário